Versão para impressão

25/02/2020
Terra de ninguém

Terra espalhada no centro todo

Hoje cedo (23/02), no caminho casa / padaria / casa, coisa de 10 min, passaram 3 caminhões caçamba pesados vazios vindos da Av. Olindo Dártora, virando na Av. Presidente Kennedy. Eles tinham carregado terra, tinham os pneus bem sujos e espalhavam terra e poeira por todo percurso.

Passados mais 10 minutos, ouvi barulho de caminhões mais pesados. Eles estavam voltando cheios de terra e sem cobertura de lona.
Fiquei muito intrigada e na dúvida se deveria ir atras pra checar.
Atrasei meu almoço e fui.

A terra está sendo descarregada no terreno da Av. Olindo Dártora, sentido Morro Grande, onde dizem que vai ser um hospital.
Só que o caminhão sobe pela Av. Colômbia e entra em frente à Av. Manuel Carlos Gomes.

Eu já tinha notado a quantidade absurda de terra e poeira durante a semana, com entrada e saída de caminhões. Mas não sabia do que se tratava.
Av. Colômbia, Av. Olindo Dártora e Av. Presidente Kennedy, Rua São Francisco, Rua Domingos do Carmo Leite, Av. 14 de dezembro e Ambrosina do Carmo Buonaguide estão cheias de terra e espalhando poeira por metade da região central.

Resolvi seguir o caminhão para descobrir de onde está saindo a terra.
É de um imóvel próximo da esquina da Ambrosina do Carmo Buonaguide, com a José do Carmo Leite.

Desci do carro pra filmar e percebi que não há engenheiro responsável pela obra. O motorista já estava ligando pra alguém e comentou que passariam com um caminhão pipa pra limpar as ruas.
Quem pagará o caminhão pipa?
Quem limpará as casas e os carros empoeirados?
Isso não esta certo.

Há anos se faz movimentação de terras em Caieiras sem o menor cuidado com as ruas. Espalha-se terra por toda a cidade sem nenhuma responsabilidade, como se a cidade toda fosse o canteiro de obras dessas empresas.

Quem está fiscalizando isso?
Uma obra responsável cuidaria de lavar os peneus.
Alguém precisa tomar providência.

N.R. "Terra de Ninguém" quer dizer onde impera o caos, bagunça completa.


Isabel Bogajo Duarte