Versão para impressão

04/04/2021
CNH reflexos do coronavírus

Com as novas medidas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), muitos motoristas que tiveram o vencimento da CNH em 2020 podem ter até 12 anos de validade da habilitação, já que desde o ano passado as renovações estão suspensas. Contudo, têm organizações que querem impedir essa medida.

Para ficar mais claro, a Autoesporte vai montar esse quebra-cabeça para você entender melhor o que pode acontecer.

Validade de 10 anos da CNH só será para motoristas que tenham menos de 50 anos

Minha CNH venceu em 2020. O que eu faço?

Em dezembro do ano passado, o Contran criou uma resolução para que os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganhassem mais um ano de validade.

Com isso, a renovação das CNHs expiradas no período ocorreriam de forma gradual até o mês em que completam um ano decorrido do vencimento. Uma nova resolução na semana passada estendeu ainda mais o prazo.

Minha CNH venceu em 2021. O que eu faço?

Como a pandemia piorou e vários Detrans estão fechados, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio de uma resolução do Contran, permitiu que o Detran de cada estado tome a decisão, de acordo com a situação local, se as renovações das CNHs vencidas em 2021 também devem ser prorrogadas por tempo indeterminado.

Quais estados já adotaram a medida para aumentar o prazo de vencimento das CNHs em 2021?

Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo já comunicaram que a prorrogação para o vencimento foi adotada.

As CNHs vencidas em 2021 estão com o tempo de validade indeterminado “O Contran irá atender todas as 27 unidades da federação que necessitam da prorrogação dos prazos. Estamos em reunião com os Detrans para ouvir e responder as solicitações e, assim, reduzir os efeitos da pandemia", afirmou o presidente do Contran e diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro.

CNHs vencidas em 2020 ganharam ainda mais tempo de validade?

Na prática, sim. Muitos motoristas ainda não renovaram ou não completaram o ciclo de um ano após o vencimento da habilitação. Por exemplo: qualquer CNH vencida em abril de 2020 ainda está dentro do prazo da validade de 12 meses. A nova resolução do Contran faz com que essa validade aumente ainda mais.

No exemplo usado, o motorista já vai completar um ano com a CNH vencida, e ele está dentro da lei. Com a nova resolução, ele ganhou ainda mais tempo, já que ainda não há possibilidade de fazer a renovação.

As CNHs que venceram em 2020 seguem com a validade permitida

Caso esse 'tempo indeterminado' vire um ano, como aconteceu na resolução do ano passado, os motoristas com CNHs vencidas em 2020 ganharão, ao todo, dois anos de vencimento. Sendo assim, quando forem renovar, eles terão esses dois anos do vencimento mais os dez anos da nova validade, caso tenha menos de 50 anos, totalizando até 12 anos.

Mas as entidades responsáveis estão fazendo um movimento para ter uma regulamentação de retroatividade nesses casos e impedir que isso aconteça.

Como vai funcionar caso essa lei seja aprovada?

"Tem uma discussão de regulamentação agora para a retroatividade no tempo de vencimento. Na forma como está hoje, vale a data da realização do exame médico, portanto, quem fizer isso depois do dia 12 de abril pode ter até 10 anos de validade, caso tenha menos de 50 anos. Mas agora há essa discussão para isso não acontecer", explica Raul Vicentini, diretor de habilitação do Detran SP. à Autoesporte.

Caso esse projeto seja aprovado, todas as CNHs vencidas no período da pandemia antes do dia 12 de abril, só terão 5 anos de validade, igual a lei atual que vigora enquanto esses documentos chegaram na sua validade.

"Nesse momento quaisquer motoristas, independente da data de vencimento, que der entrada na renovação depois do dia 12 de abril terá direito aos dez anos caso esteja na faixa etária da nova lei", argumenta Vicentini.

Quando essa resolução será definida?

Ainda não há previsão.

Devo esperar para fazer a renovação?

Em muitos estados o motorista não consegue solicitar a renovação mesmo que queira, pois os Detrans estão fechados. Em São Paulo, há uma plataforma digital chamada "Renovação facilitada" no site do Detran.SP que agiliza a renovação pela internet. Porém, as pessoas estão esperando.

Serviços digitais para renovação de CNH podem ser feitos no site do Detran.SP "Mesmo tendo essa condição de fazer a renovação em São Paulo, muitos não estão fazendo justamente para ganhar tempo. Tanto é que nossa média de renovação mensal é de 390 mil a 400 mil pedidos e agora essa demanda está uns 50% menor. A perspectiva é de que após o dia 12 de abril os pedidos sejam altíssimos", revela.

Passo a passo da Renovação Simplificada

Passo 1: Faça login no portal detran.sp.gov.br e acesse "Renovação Simplificada" em "Serviços Online", no topo da página inicial.

Passo 2: confirme os dados na tela e escolha as datas e os horários dos exames médico e psicotécnico (esse último só é necessário se você for exercer atividade remunerada, como taxista, por exemplo).

Na capital, é possível escolher a macro e a microrregião também. O sistema agenda os médicos e informa todos os dados dos profissionais, tais como nome, endereço e telefone.

Passo 3: realize o exame médico e psicotécnico (se necessário). A taxa do exame médico é de R$ 96 e a taxa do Detran.SP, mais o custo de envio pelo correio, fica em R$ 107. As taxas do Detran.SP devem ser pagas em um dos bancos conveniados e registradas pelo CPF do motorista.

Há um coletor de biometria em cada posto médico e a foto será a mesma da habilitação vencida.

Passo 4: para verificar a situação da solicitação, o motorista poderá consultar o serviço online “Acompanhamento do processo de renovação simplificada da CNH”.

Como baixar a Carteira Digital de Trânsito (CDT)?

Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo gratuito que substitui a CNH impressa

Com a CNH renovada aprovada, o responsável deve baixar o aplicativo "Carteira Digital de Trânsito" na loja de aplicativos do celular e realizar o cadastro com os dados solicitados. Não há nenhum custo.

Ao compensar o pagamento da CNH, a pessoa recebe um código digital do Detran por SMS ou pelo e-mail cadastrado. A partir daí consegue ativar o documento pelo celular clicando na opção "Habilitação". O Detran não informa o prazo de envio do documento impresso.

Uma vez baixado, ele substitui o documento impresso, porém, só é válido oficialmente se for apresentado por meio do aplicativo CDT. Não adianta tirar um print de tela, por exemplo, e apresentar a imagem reproduzida caso seja solicitada.


Autoesporte - G1