Versão para impressão

21/12/2021
Verão começa hoje

Verão começa nesta terça; estação deve ter mais chuva e calor menos intenso; Primeiras semanas da estação serão de temperaturas mais altas, mas não exageradas, e de fortes pancadas de chuva em grande parte do Brasil, principalmente na região Sudeste.

O verão de 2021/2022 será de muita chuva e calor mais ameno para a estação, informou o Climatempo. O motivo é a La Niña — caracterizada pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico. O período começa oficialmente nesta terça-feira (22) às 12h59 (horário de Brasília).

Para a maior parte do país, o verão vai trazer temperaturas mais altas, mas não exageradas, e volumes de chuvas bem elevados na maior parte do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A estação é caracterizada pela elevação da temperatura em todo país em função da posição relativa à Terra em relação ao Sol mais ao sul, fazendo com que os dias sejam mais longos que as noites e as mudanças climáticas sejam mais bruscas, descreveu o instituto.

Segundo César Soares, meteorologia do Climatempo, as primeiras semanas do verão serão de calor e de fortes pancadas de chuva em grande parte do Brasil, principalmente na região Sudeste (destaque para Minas Gerais).

"De maneira geral, a gente não vai ter aquele vai baita calor neste verão. Teremos momentos quentes e com temperaturas mais baixas por causa da La Niña. Não haverá uma estação exageradamente quente", afirmou o especialista.

Soares destaca que, ao contrário do restante do país, o Sul deve registrar menor índice de chuva, o que pode prejudicar a produção agrícola e o volume dos reservatórios da região. Em geral, a temperatura do ar nos estados sulistas deve permanecer acima da média histórica na estação.

Na avaliação de Franco Villela, meteorologista do Inmet, as temperaturas devem subir por conta da própria estação, mas as pancadas de chuva ajudarão a refrescar e aliviar a sensação de abafamento do clima.

"Vai ventar bastante também para aliviar o calor", disse.

Chuvas no Norte e Nordeste

O meteorologista do Climatempo chama atenção para as fortes chuvas que devem ocorrer ainda esta semana no Norte e Nordeste e podem gerar novos deslizamentos e alagamentos, como as que ocorreram no Sul da Bahia.

"As pancadas de chuva que ocorreram no fim da primavera devem se estender até o fim desta semana", alertou ele. 


G1