Versão para impressão

20/03/2009
Projeto música no Centro Cultural

Músicas do passado nas paradas de sucesso

Professor Airton fala sobre as músicas antigas e sua relação com a atualidade
As décadas de 60, 70 e 80 foram marcadas musicalmente pela qualidade das bandas e cantores que surgiram nesses anos. O curioso é que as canções que não saíam das paradas de sucessos daquela época são lembradas até hoje.
Um dos grandes exemplos dessa imortalidade das músicas antigas é a chamada beatlemania, que reúne fãs dos Beatles de todas as idades, porém sua maioria é jovem e nem chegaram a ver banda na ativa.
Segundo o professor de música Airton da Conceição, nesse período destacavam-se os músicos que possuíam qualidade musical, o que difere da tendência mercadológica do momento atual.
Dos anos 60 aos 70, o estilo romântico predominava no gosto dos ouvintes. Depois desse período, surgiram as músicas de protesto e ideologia e com a chegada da década de 80, nasceu a Disco Music representada pelos Bee Gees.
Durante essas três décadas houve muitas transformações nos estilos musicais. “Mas foi a partir da década de 90, que o “leque” de opções se abriu para os ouvintes”, afirma o professor Airton.
As mudanças sociais também influenciam na escolha da música, segundo Airton, os estilos musicais se identificam com as classes sociais, guetos e idades. “A música é uma válvula de escape para amenizar o dia-a-dia das pessoas.
Confira as opiniões do professor Airton sobre alguns cantores e bandas nacionais e internacionais:
Maria Rita: ela é tímida e mesmo assim consegue dominar o público com sua qualidade musical. É a grande cantora pop do Brasil.
Amy Winehouse: é uma cantora que supre a falta de qualidade para a demanda mais exigente do público. Mas, infelizmente o artista se vê obrigado a viver num mundo paralelo devido à sua falta de privacidade.
Elton John: fará o grande show do Brasil em 2009. Com uma grande qualidade leva o conteúdo ao extremo profissionalismo, tanto ele quanto a sua banda. Seu estilo atende a um público acima dos 30 anos, mas aqueles jovens que possuem influência dos pais também gostam do estilo.
O prof. Airton da Conceição é técnico em música erudita e tem um projeto social voltado para o ensino de música, para jovens carentes no Centro Educacional e Cultural Isaura Neves (Caieiras - SP). Inclusive o prof. Airton se dispõe a dialogar e trocar idéias com profissionais de música, que tenham interesse neste tipo de projeto, ou já estejam envolvidos em projetos sociais.


Agência Brasil de Comunicações