Versão para impressão

08/10/2009
Troca de comando nos bombeiros

Bombeiros, os eternos heróis
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CORPO DE BOMBEIROS
QUINTO GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

NOTA PARA IMPRENSA

ASSUNTO: SOLENIDADE DE PASSAGEM DE COMANDO
DO 5º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

O 5º Grupamento de Bombeiros realizará no próximo dia 27 de Outubro, às 10:00h, na avenida Mariana Ubaldina do Espírito Santo, 731 – Bom Clima – Guarulhos/SP, solenidade cívico – militar comemorativa à Passagem de seu Comando. Nesta data o Maj PM MINORU IAMASHITA passará o Comando do 5º Grupamento de Bombeiros ao Ten Cel PM EDSON DE OLIVEIRA SILVA.

SÍNTESE:

No ano de 1962 foi promulgada a Lei Municipal 799/62, que outorgava a celebração de convênio com o Estado, para instalação do serviço de bombeiros no município de Guarulhos. Desta forma, nascia o 5º Grupamento de Bombeiros, que recebeu esta denominação através do Decreto nº 44.447/99, publicado no Diário Oficial do Estado nº 248, de 31/12/99.
Nos dias atuais, o 5º Grupamento de Bombeiros atende, além do município de Guarulhos, mais 14 municípios da região, dentre eles Mairiporã, Mogi das Cruzes, Suzano, Arujá e Itaquaquecetuba.
Com a Sede do Comando na Cidade de Guarulhos, somos ao todo 467 bombeiros, entre homens e mulheres, distribuídos estrategicamente nos 10 Postos de Bombeiros.
Em 2008 foram atendidas 21.930 ocorrências nestes 15 municípios. Só na cidade de Guarulhos foram atendidas 8.083 ocorrências de incêndio, salvamento, resgate entre outras, o que significa uma média de 23 ocorrências diárias, muitas dessas necessitando do emprego de várias viaturas.
Para atender aos mais de três milhões de habitantes, o 5º Grupamento de Bombeiros procura incansavelmente cumprir suas metas, investindo em treinamento e equipamentos, tudo isso visando garantir à sociedade um serviço da mais alta qualidade, prestado por profissionais de elevado nível técnico.
Na data de 27 de Outubro de 2009 será realizada a Solenidade de Passagem de Comando do Maj PM MINORU IAMASHITA ao Ten Cel PM EDSON DE OLIVEIRA SILVA.
A solenidade contará com a presença de autoridades de vários municípios atendidos pelo Grupamento, além de empresários, comerciantes e amigos. As comunidades de Guarulhos e região estão convidadas a participar deste evento de extrema importância para apresentar o novo Comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, e para promover a valorização dos princípios de cidadania e patriotismo.
Estamos felizes de podermos compartilhar deste momento e contamos com a presença de todos.

Quartel em Guarulhos, 05 de Outubro de 2009.

KARINA PAULA MOREIRA
1º Ten PM – Chefe da Seção de Comunicação Social


Bombeiros