Versão para impressão

05/01/2010
"Tobogã do Névio" novamente oferece riscos à população de Caieiras

Tobogã do Névio: Ainda desmoronando.
Na madrugada do dia 23 de dezembro de 2009, por volta das 3 horas da manhã, o ‘Tobogã’ voltou a desmoronar. A obra inaugurada em 2008, pela administração anterior foi ‘mal planejada’ e continua oferecendo riscos à população apesar de todo esforço da administração atual, que já providenciou reparos, sem sucesso. A rua Olindo Adami, que faz ligação entre o jardim São Francisco e Nova Era, é, sem dúvida, uma importante via de acesso aos moradores, que infelizmente, foi ‘mal planejada’, pela administração anterior, sem critérios mais aprofundados. Agora, a cada chuva, a via necessita de novos reparos e reforços para que não desbarranque por completo.

OBRA MAL PLANEJADA - Segundo o diretor de obras da prefeitura, Sidnei de Moraes, o maciço (terra que sustenta a rua) abriu em formato de concha e está sofrendo um completo deslocamento do solo. “O problema é que na época da abertura da via, devido a um processo ambiental não foi possível executar a obra como deveria, de baixo pra cima, portanto, os problemas começam a aparecer”, completou.

Logo no início do ano de 2009, depois da primeira grande chuva o local foi interditado depois de um laudo emitido pelo IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica). A via passou por obras de reforço em sua estrutura e foi liberada para o tráfego. Meses depois a via novamente ofereceu riscos aos moradores das proximidades, motoristas e pedestres e, teve seu tráfego novamente interditado.

PROBLEMAS AMBIENTAIS – O secretário do meio Ambiente da cidade de Caieiras, Dr. Bonfilio Alves, disse que esta é apenas uma das muitas obras executadas no passado, com grandes falhas de engenharia civil e ambiental, que hoje apresentam problemas estruturais graves, que poderiam ter sido evitados. “São obras que apresentam falhas graves, sem o devido planejamento, muitas vezes construídas em cima de aterros, ou sem atender as normas básicas de construção, proteção e conservação do solo”, disse o secretário. Agora, segundo ele, ‘ficou o passivo para a prefeitura que terá que executar a correção dessa e de outras obras que por força da natureza acabaram revelando suas fragilidades’.

PROVIDÊNCIAS – Assim que teve conhecimento do problema o prefeito Hamamoto mobilizou todas as frentes de ação da prefeitura para minimizar os problemas. Segundo o secretário de obras da prefeitura, Vice-prefeito Gersinho Romero, as providências necessárias estão sendo tomadas pela administração. Imediatamente após o deslizamento de terra no local foi feita a impermeabilização do solo para evitar mais problemas. Equipes da Defesa Civil e Guarda Municipal estão em alerta, monitorando constantemente o local.

Agora, segundo o vice-prefeito a próxima providência será a contratação de um projeto técnico detalhado para ver qual a melhor solução para o problema e de que forma deve ser executado. “Agora temos que arregaçar as mangas e providenciar uma solução definitiva para este problema”, concluiu o secretário de Obras, Gersinho Romero.

O vereador Adriano Sopó, que mora no bairro e sempre lutou por melhorias para comunidade, está acompanhando de perto o problema e preocupado com a situação dos moradores disse que o acesso é muito importante para todos, mas infelizmente esses problemas técnicos e ambientais têm causado grandes transtornos aos moradores do bairro. “Lamentamos que a obra não tenha sido feita como deveria, mas vamos trabalhar para solucionar de uma vez por todas este problema no bairro”, disse o vereador.

AIPMC