» Colunas » Saúde

07/03/2017
Hipoparatireoidismo é tema no Endocaipira

 Hipoparatireoidismo é tema de encontro no interior paulista

· Endocaipira prevê discussões de casos clínicos

Recentemente, foi aprovado nos Estados Unidos o uso de um análogo de hormônio da paratireoide (PTH) injetável para pacientes com formas graves de hipoparatireoidismo, deficiência hormonal que acomete de 1 a 5 mil pessoas. Essa condição se caracteriza pelo mau funcionamento das glândulas paratireoides (principais responsáveis pela manutenção dos níveis sanguíneos de cálcio dentro da normalidade), levando a queda das concentrações de cálcio (hipocalcemias) no organismo.

O assunto será um dos temas da 31ª edição do Encontro de Endocrinologistas do Interior de São Paulo, mais conhecido como Endocaipira.

A causa mais frequente de hipoparatiroidismo no Brasil e no mundo ocorre após cirurgias de tireoide, quando as glândulas paratireoides podem ser lesadas.

Em outros casos mais raros, o hipoparatiroidismo pode acontecer por destruição da glândula por doença autoimune ou por má-formação genética. A presença de catarata ou calcificações cerebrais deve levantar esta suspeita, especialmente quando aparecem em jovens com quadro clínico compatível. As dosagens sanguíneas de cálcio e PTH baixos definem o diagnóstico.

Sintomas - formigamentos na região da boca, mãos ou pés, cãibras, que podem chegar a convulsões e contrações musculares involuntárias e frequentes. Em geral, estes sintomas aparecem logo após a cirurgia, mas em alguns casos podem levar meses ou anos para aparecer.

“O tratamento padrão não é feito com o hormônio que falta no paciente. Há décadas usamos cálcio e vitamina D. Em alguns casos podemos lançar mão de tiazídicos para diminuir a perda urinária de cálcio e raramente usar quelantes de fósforo. É importante ter acompanhamento especializado para monitorar o tratamento e as complicações crônicas da doença”, explica o Dr. Sergio Setsuo Maeda, diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) e palestrante do Endocaipira.

O departamento de Metabolismo Ósseo da SBEM está finalizando um consenso que trará atualização sobre o assunto e que será publicado em breve.

31º ENDOCAIPIRA - MARÍLIA

Data: 18 de março de 2017

Local: Associação Paulista de Medicina - Av. Pedro de Toledo, 179, Marília - SP

Horário: das 8h30 às 13 horas

Inscrições: [email protected](A/C Damaris)

Sócios SBEM: gratuito

Não sócios: R$ 50,00

Residentes e estudantes: gratuito

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço:

Twitter: @SBEMSP

Facebook: Sbem-São-Paulo

http://sbemsp.org.br/

Informações para a Imprensa

Gengibre Comunicação - (11) 5096-0838

Regiane Chiereghim: [email protected]

Débora Torrente: [email protected]

Patrícia de Andrade: [email protected]



Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar