» Colunas » Saúde

26/04/2019
SUS entendendo seu atendimento

Entendendo um pouco do SUS

Apesar de já ter completado 30 anos, o maior Sistema Gratuito de Saúde do mundo ainda é alvo de descrédito de grande parte da população. Parte disso se deve a falta de financiamento adequado, baixa qualidade na gestão de muitos dos serviços oferecidos, além do desconhecimento da sua organização e seus princípios de funcionamento.

Por exemplo, você sabe qual é a diferença entre UBS e UPA ?

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são também conhecidas como “Postos de Saúde”. São locais onde é oferecido o atendimento de rotina: consultas, tratamentos e vacinas. Esse atendimento pode ser para a saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, além do acesso a medicamentos e outros atendimentos chamados primários. Exemplos: o pré-natal das gestantes e o acompanhamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão devem acontecer na UBS.

A UBS resolve 80% dos problemas de saúde da população de sua área de abrangência e contribui para o aumento da qualidade de vida e a redução dos encaminhamentos aos hospitais.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) fazem parte da rede de atendimento à urgência e emergência do SUS. São responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos e contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do SUS. São exemplos de demandas adequadas à UPA: pressão e febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames.

Nessas unidades, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24 horas, ou se necessário, ser removido para um hospital de referência.

Nas localidades em que estão em pleno funcionamento, as UPAs dão conta de atender, sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, 90% dos pacientes que as procuram.

Glalco Cyriaco



Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar