» Colunas » Saúde

18/04/2020
Anita contra o coronavírus

nitazoxanida

Na manhã desta quarta-feira (15), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do ministro Marcos Pontes, havia anunciado testes com uma substância promissora no combate à Covid-19. Agora, o nome do remédio “secreto” foi descoberto.

Ele se trata do “Annita”, um vermífugo composto por nitazoxanida 600 mg. O medicamento recebeu parecer favorável ao desenvolvimento de pesquisa por parte da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

O nome do remédio não havia sido revelado no anúncio de Marcos Pontes, mas o agora ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta chegou a declarar que o chefe do MCTIC havia comentado sobre um vermífugo que tinha mostrado eficiência in vitro contra o coronavírus.

Mesmo sem a divulgação oficial do nome por parte do ministério, as informações que foram disponibilizadas chegaram à indicação de que era o antiparasitário a “arma secreta” do MCTIC no combate à pandemia.

Brasil testa remédio que apresenta 94% de eficácia contra coronavírus em ambiente controlado.

Os testes serão feitos em 50 pacientes – com estado não-crítico – no Hospital Vera Cruz, em Campinas (SP), e irá durar cerca de 21 dias por integrante. Uma parcela dos participantes receberá nitazoxanida 600 mg, enquanto outra tomará um placebo. A intenção é concluir o estudo em setembro deste ano e expandir o estudo a 500 pacientes em sete hospitais das Forças Armadas, a partir deste mês de abril.


net

Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar