» Colunas » Saúde

06/05/2020
Fakes sobre o coronavírus

É fato ou fita ? o fato é que o corona fita mesmo de fato

É #FAKE mensagem em vídeo que diz que álcool gel não funciona funciona e recomenda vinagre.

O calor mata?

É #FAKE que novo coronavírus não resiste à temperatura de 26ºC ou 27ºC

PH alto resolve?

É #FAKE que a ingestão de alimentos alcalinos combate o novo vírus

É #FAKE que vídeo mostre Doria e Joice Hasselmann dançando em festa em meio à pandemia de coronavírus

Vídeo é antigo e foi publicado pela deputada em dezembro de 2019. Imagens foram feitas durante festa de aniversário do governador de SP.

É #FAKE que flamingos ocuparam canal de Veneza em meio à pandemia do coronavírus Imagem que vem sendo divulgada como real é, na verdade, uma obra digital de artista russa, compartilhada no Instagram.

É #FAKE que pesquisa mostra que vapor de eucalipto protege ambientes do coronavírus Segundo médicos epidemiologistas, não existe evidência científica de que plantas aromáticas, como o eucalipto, combatam o vírus ou auxiliem no tratamento de doenças respiratórias. Estudo citado não existe.

É #FAKE carta atribuída ao escritor F. Scott Fitzgerald sobre a vida em quarentena em 1920 Texto tem sido atribuído falsamente a um dos maiores autores do século 20 como se tivesse sido escrito durante o surto de gripe espanhola. Carta é atual e foi publicada em um site de humor em março deste ano.

É #FAKE que uso prolongado de máscara contra o coronavírus leva a quadro de intoxicação e baixa oxigenação do organismo Mensagem falsa diz que item de proteção interfere no processo de troca gasosa da respiração humana. Médicos explicam que isso não ocorre porque a máscara não é hermeticamente fechada.

É #FAKE que Papa disse para todos fazerem a oração 'Estou vacinado com o sangue de Cristo e nenhum vírus pode tocar-me'

Declaração não aparece em nenhum dos pronunciamentos oficiais do Papa Francisco neste ano. Além disso, Santa Sé garante que se trata de mensagem falsa e que o papa jamais fez tal pedido aos fiéis.

É #FAKE que OMS incentive masturbação infantil em diretriz sobre educação sexual Informação foi compartilhada nas redes sociais até pelo presidente Jair Bolsonaro, que depois apagou a publicação. Mensagens falsas com o conteúdo continuam a circular. Objetivo é desacreditar entidade em meio à pandemia do novo coronavírus.

É #FAKE que governador do Pará tem mantido toneladas de medicamentos presos em um galpão Remédios usados experimentalmente contra a Covid-19 já foram, inclusive, distribuídos a hospitais. Anúncio foi feito por Helder Barbalho há dias no Twitter.

É #FAKE que caixões de vítimas do coronavírus foram desenterrados em Belo Horizonte e havia apenas pedra e madeira dentro Sepultamentos são feitos apenas mediante apresentação de guia emitida por cartório com base em atestado de óbito, documentos da vítima e acompanhamento da família. Prefeitura analisa vídeo falso para tomar providências.

É #FAKE que governador da BA pediu para prefeita de Porto Seguro 'inventar' 200 casos de coronavírus para receber dinheiro do governo federal Vídeo de reunião virtual circula na internet acompanhado de legendas falsas. Rui Costa reforça que reunião foi feita com outros prefeitos e diz que não houve nenhuma irregularidade. Prefeitura de Porto Seguro diz que responsável pela mensagem será criminalizado.

É #FAKE que poema sobre quarentena foi escrito de forma profética por romancista do século 19 Mensagem falsa já foi traduzida para diferentes idiomas e tem sido compartilhada nas redes sociais. Na verdade, o poema foi escrito em blog de professora aposentada em março de 2020. Apenas o sobrenome dela é igual ao da famosa escritora.

É #FAKE mensagem que fala em doação de combustível para trabalhadores pela Petrobras em meio a pandemia Empresa diz que a mensagem é falsa. Texto fala em 'vale-combustível' e sugere clicar em link suspeito que pode roubar dados.

É #FAKE que foto mostre caixão enterrado vazio para inflar dados de mortos por coronavírus em Manaus Mensagem falsa afirma que sepultamentos sem corpos estão sendo feitos com o intuito de gerar pânico na população. Não é verdade. Imagem de caixão aberto é antiga. Ela foi tirada em 2017 em São Carlos (SP) após a polícia descobrir um golpe do seguro.

É #FAKE mensagem com cadastro para receber cesta básica pelo programa Brasil sem Miséria

Ministério da Cidadania diz que a mensagem não procede. Texto, que fala que pessoas que tiveram a fonte de renda afetada pela Covid-19 podem requerer o benefício, tenta, na verdade, induzir o leitor a clicar em link que pode roubar dados.

Desde o início da pandemia, áudios, vídeos e textos falsos têm circulado na web. Curas milagrosas, informações mentirosas sobre o isolamento social e fotos antigas tiradas de contexto se destacam.

É #FAKE que hospital de campanha de Santo André não tem pacientes com Covid-19 Foto que tem sido compartilhada como se fosse atual foi tirada logo após a inauguração. Há 55 internados na unidade do ABC.

É #FAKE que motorista que dirigir sem máscara de proteção contra o coronavírus pode perder pontos na carteira Mensagem não precisa o local do país. Mas, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), essa possibilidade não existe no Brasil, seja onde for. Mesmo em cidades onde foi estabelecida a obrigatoriedade de máscaras pela população nas ruas para frear a propagação da doença, caso do Rio de Janeiro e de Salvador, onde a mensagem tem circulado, isso não se aplica.

É #FAKE que Tasuku Honjo, Nobel de Medicina em 2018, disse que coronavírus foi criado por cientistas

'Estou profundamente triste de ver meu nome e o da universidade serem usados para espalhar desinformação e falsas acusações', afirma o imunologista. Boato sustenta que o coronavírus é uma arma biológica fabricada por chineses.

É #FAKE que vídeo mostre incêndio em carro provocado por álcool em gel no interior de São Paulo Problema mecânico é provável causa do incidente, segundo o Corpo de Bombeiros. Não havia nenhum frasco de álcool gel dentro do veículo.

É #FAKE que cientista morreu dois dias após tomar vacina experimental contra a Covid-19 na Inglaterra Microbiologista Elisa Granato, que participou de teste, está viva, ao contrário do que diz mensagem viral. Ela fez um vídeo tratando o boato com bom humor.

É #FAKE que enfermeira foi demitida na Bahia por filmar UTI vazia

Vídeo que tem viralizado foi feito por profissional em março, no início da pandemia no país, durante preparação do hospital. Mensagens falsas, no entanto, dizem que imagens são atuais e que ela foi mandada embora após 'denúncia'. Não é verdade.

É #FAKE que diretor da OMS fez alerta em coletiva sobre máscaras importadas da China e da Índia infectadas pelo novo coronavírus

Vídeo de uma entrevista de Tedros Ghebreyesus tem circulado com legendas falsas.

É #FAKE que foto mostre corpos de idosos com Covid-19 vítimas de eutanásia Mensagem falsa fala em política adotada por países com altas taxas de óbitos. Não é verdade. Imagem utilizada é da famosa série 'The Walking Dead'.

É #FAKE que ministro da Saúde faz auditoria dos números de casos e mortes de Covid-19 Mensagem falsa diz que o ministro da Saúde, Nelson Teich, tem auditado os dados divulgados e que isso fez números caírem em São Paulo. Ministério da Saúde nega e afirma que dados são reportados de forma técnica pelos estados. Números não estão em queda em SP.

É #FAKE que uso de álcool 70% para higienização pode causar infecção respiratória e até matar Mensagem diz que produto é tão perigoso para a saúde quanto o novo coronavírus. Não é verdade.

É #FAKE que Caixa bloqueou segunda parcela do auxílio emergencial de quem se cadastrou para comprar eletrônicos

Mensagem falsa, rechaçada pelo banco, diz que 187 mil CPFs foram bloqueados e que essas pessoas ficarão sem o benefício.

É #FAKE que novo coronavírus não causa pneumonia e que tratamento pode ser feito em casa mesmo em casos graves

Mensagem diz que autópsias feitas na Itália revelaram uma descoberta: que os efeitos da Covid-19 não são de ordem respiratória. Não é verdade.

É #FAKE que hospital de campanha do Anhembi não tem pacientes e, por isso, médicos têm sido liberados de plantões Unidade tem 186 internados com a Covid-19; duas mortes já foram registradas no local. Mensagem falsa utiliza informação antiga, antes de hospital operar, para criar tese mentirosa.

É #FAKE que chá com mistura de jambu, limão, alho e paracetamol cura a Covid-19 Mensagem circula principalmente em Manaus, onde o número de casos e de mortes desafia a capacidade de atendimento do sistema público. Especialistas dizem que bebida pode aliviar sintomas em pessoas com quadro leve da doença, mas não curá-la. Governo do AM diz que informação de que pacientes têm sido tratados com o chá é falsa.

É #FAKE que vídeo mostre FBI apreendendo caixas de máscaras importadas da China infectadas pelo novo coronavírus

Imagens mostram, na verdade, apreensão por conta de irregularidades na venda dos produtos. Departamento de Justiça dos Estados Unidos diz que se trata de 'fake news' e garante que máscaras não estavam contaminadas. Elas foram, inclusive, distribuídas a profissionais de saúde.

É #FAKE que foto mostre governador do RS em teleférico e sem máscara em meio a pandemia

Imagem é antiga. Ela foi tirada em janeiro de 2019. Eduardo Leite fez um desmentido nas redes sociais.

É #FAKE que vídeo mostre atendente de lotérica furtando R$ 600 do auxílio emergencial em meio a pandemia do coronavírus

Vídeo circula na internet desde 2018, bem antes do início do pagamento do auxílio para afetados economicamente pela crise do coronavírus.

É #FAKE que rede de lojas Renner anunciou fechamento definitivo de lojas e demissão em massa de funcionários em meio a pandemia

Empresa nega teor de mensagem falsa que circula na web e garante que não haverá demissão sem justa causa. Lojas físicas estão fechadas temporariamente há um mês, como várias outras no comércio, para evitar o avanço do coronavírus. Atividades online e administrativas, porém, permanecem funcionando.

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/coronavirus/


jas

Leia outras matérias desta seção
 » Àgua filtrada é mais saudável ???
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia


Voltar