Versão para impressão

A velha Vila Nova - 3ª parte

A velha Vila Nova - 3ª parte

--Xi leitor pensei que estávamos sós aqui na vila, mas, não.
--Não, temos outros curiosos aqui. Vieram xeretar também. Eles não trabalham?
--Não sei. O Nenê Corradini, o Fred Assoni e o Carlo Alberto de Moraes.
--Nossa que surpresa. E ai tudo bem?
--Tudo bem. Você não nos viu e estivemos ouvindo a conversa de vocês dois. Você pulou umas duas casas do lado esquerdo e se esqueceu dos moradores.
--Ah Carlos Alberto devem ser famílias que moraram aqui e depois foram morar mais pra cima. Depois vou citá-las, sim. Não precisa ficar ansioso.
--Também quero falar, a filha do Augusto Casaroto que você esqueceu o nome é Maria Helena. Não sei se você vai continuar falando dos moradores, mas, tinha a família do Sr. Arthur Gil, sua esposa, o Bigula e o Jair. Tinha a família do Sr. Joaquim com três filhos, a Eunice, o Ulisses e não me lembro do nome do mais velho. Tinha o Rogério Caldo que com topete no cabelo imitava o artista Rock Hudson. Eu me encontrei com o Henrique Raquel e ele me disse que o Wile está pesando 130 quilos. A Elga e a Gloria estão bem. Vou lhe pedir o endereço de e-mails deles que estão na Alemanha e vou enviar-lhes as crônicas da Vila Nova que estão no jornal.
--Calma, Luiz Carlos Corradini Nenê, pois, ainda vou falar dos moradores daqui para o leitor, você é muito afobado. O Joaquim que você fala é o Sanches e o nome do irmão que você esqueceu é Osmar. O Rogério Caldo já foi citado. Gostei de saber que você vai enviar para os irmãos Raquel algumas crônicas.
--Completando, vizinhos dos Madericks tivemos o Sr. Empo que não sei se é com H ou sem H, a Dona Olga e duas filhas. A Ingrid é casada com o Toninho Mantovani. O casal está morando em Peruíbe vizinho do colaborador Nilson Rodrigues. A outra filha é a Rosemeire que é casada com Edson Nani. Mais acima tivemos o Rubens Cruz casado com Maria Valbuza e os filhos Terezinha e Roberto. Ele é casado com a Maria Isabel filha do Zeca Pereira e eles moram em Caieiras.
--Completando... Vá, vá, vá, Nenê, perceba a confusão que você faz. Viu surdinho, da família do Rubens Cruz eu já falei pro amigo aqui, o leitor.
--Agora é a minha vez. Quando vim pra Caieiras vim morar aqui na Vila Nova, vizinho do Arthur Gil, também do Iéca Lopes (?) e dos filhos Giba, Macaco, e Gilmar. Lembro-me do Sr. Neufeld, Oswaldo Pokorni, Andrea Leonardi, Waldemar Lucieto, Antonio Mandri, Antonio Nani, Waldemar Baboim, O Constantini, O Sr. Penteado... Lembro-me que o Wilão Raquel me ensinou a ligar 220 e 110 Volts, fase, neutro e fase, putz... Pena que minha já quase senilidade impede o lembrar de mais nomes dos que fizeram história aqui.
--É Fred Assoni, você não citou o nome dos seus pais, do seu irmão e devia sabe por quê? Tem um rapaz lá na Cresciuma, o Celso Dártora, que, gosta de ouvir conversas como estas para depois “puxar” a árvore genealógica das pessoas cujos nomes ele ouve. Outra coisa, o Wile não era “Vilão”, era e é um sujeito honesto. Viu, vocês vieram aqui só pra atrapalhar (risos). Não sei se o amigo aqui, o leitor, é igual à Vera de Campinas, a filha do Donato de Freitas. Ela me disse que não vai mais conversar comigo porque eu “enrolo” muito para contar casos. Cada coisa que ouço! Até meu irmão, o Walter Olympio, ele encontrou-se com o Moacir Santana e bateram um papo. Depois me telefonou dizendo que o Moacir pode também colaborar com a lembrança de muitos nomes de pessoas daqui do bairro. Falei pra ele “acho que não dá” porque, como muitos outros ele já pode estar “faiando” e se expressar assim “ah, naquela casa morou o... o... Aquela casa é do... É do... O marido da... O marido da... O pai do.. O pai da...” Ah não irmão, “to fora” conversar com “veio” não dá, não.
--Orra é mesmo, não? Hoje parece que está todo mundo assim. Bom, nós vamos embora. Continue aqui com o teu amigo leitor nessa prosa boa. Te mais.
--Até logo Carlos Alberto de Moraes. Até logo Luiz Carlos Corradini, Até logo Fred Assoni. Que bons ventos os levem para longe (risos).
Hei leitor, até perdi o “fio da meada”. Você se lembra qual da última casa onde nós comentamos sobre os seus moradores? 
--Não teria sido a casa dos Lucietos?
--É mesmo, bem lembrado. A próxima é a dos Mantovanis. Mas viu, depois nós continuamos o passeio. Tenho umas fofocas desses três que estiveram aqui. Vou te contar, mas, não espalha, promete leitor?
--Prometo... Claro, claro e pode confiar.
--Numa ocasião teve uma briga feia aqui na Vila Nova e...

                                                                                                     Altino Olympio