Versão para impressão

100 anos da Igreja do Rosário

Homenagem de Marlene Sálvio

100 anos de Luz, Paz e Amor!

Salve a Mãe do Rosário MCMXVII

Maio Mês das Mães – Mês de Maria!

Há um século atrás, uma conta do rosário do terço da Mãe Maria se desprendeu lá do céu, se alojando aqui pra tua capela edificar.

Era um sinal divino, local sagrado e escolhido pelo Pai para nos proteger e abençoar.

Caieiras antiga foi fazenda modelo, vila familiar onde abrigava os trabalhadores, escolas, armazéns, transportes, saúde e lazer. Bons tempos!

Os pioneiros, o coronel Antônio Proost Rodovalho, a Cia. Melhoramentos, os irmãos Otto, Alfried e Walther Weiszflog e os imigrantes, foram os que contribuíram com fé, esperança, caridade e humildade para vencerem esta etapa. Mãe, a tua capela é a mais antiga da cidade de Caieiras que é denominada a Cidade dos Pinheirais; por isso, te oferecemos uma coroa de flores, rosas e pinheiro simbolizando o papel.

O papel foi o pão nosso de cada dia, por muitos anos, e ainda o é, para muitos.

Caieiras, teus filhos te saúdam e agradecem a proteção, o colo e a dedicação. Rogai sempre por nós, Mãe e Rainha do Rosário!

Em 1930, recebeu o padre capelão Aquiles Silvestre, que junto com a Cia Melhoramentos organizaram muitas festas, romarias e cursos profissionalizantes. Em 1943, veio o Cruzeiro, símbolo do cristianismo pelo rio Juquery. Nesta época, os bairros do Monjolinho, Fábrica e Caieiras reuniram-se em procissões na Cerâmica onde havia um barracão comunitário que abrigava as famílias que aqui chegavam.

Tiveram associações, a Lousiana, Irmandade de São Benedito, Rosaristas, Cruzadas Eucarísticas, Marianas e Pia União das Filhas de Maria. Quantos namoros, casamentos e batizados...

Quantas famílias e pessoas vos abençoastes, tantos locais, quantos aqueles visitantes que transitam ainda pela estrada de ferro. Saudades das grandes festas, da maquininha, do pau de arara, caminhões lotados de filhos e devotos, das crianças vestidas de anjos, do canto da Verônica, bandas no coreto, quermesses, rezas e missas com as brincadeiras do sábado de aleluia, eram contagiantes e lotadas.

Bons tempos que nem os ventos apagam estas alegrias vividas. Agradecimentos a todos que contribuíram e contribuem para tua festa:

- Os padres Osvaldo, Aquiles Silvestre, Antonio, Marcos, José Cézar, Sidnei, os missionários e o atual padre Pio e nosso amigo Verque (que nesta homenagem representa todas as famílias, auxiliares, catequistas, festeiros e músicos).

“Verque in memoriam e tantos outros...”

Pai de bondade e infinita misericórdia, Mãe do Infinito Amor, Rogai por nós!

Na tua casa simples e bela, o amor nasce e renasce todos os dias. Paz e Luz aos amigos e ancestrais que partiram na certeza que seus ficariam em boas mãos, na simplicidade da comunidade família.

Nesta longa estrada da vida, nossos corações estão repletos de graças e bênçãos do Pai Maior através da Mãe do Rosário.

Caieiras evoluiu muito neste centenário, tanto em quantidade, quanto qualidade e só quem é ou foi melhoramentino, sabe da saudade enorme que mora em nossos corações.

Parabéns a Caieiras, nosso berço, nossas raízes. Patrimônio de amor, selado pelas forças divinas. Sua benção por todos nós.

Saudades do programa da rádio (Caieiras Antiga da Nossa Gente), do Reino Encantado e das famílias unidas.

Parabéns a todas as mães, presentes e ausentes, amém.

Caieiras 09 maio 2017 - Por Marlene Sálvio de Oliveira.