Versão para impressão

09/12/1988
Ed. 391 - CAIEIRAS: o que foi e o que é

É impossível falar de Caieiras sem citar a Cia. Melhoramentos de São Paulo, afinal a história da cidade e da empresa se confundem. No dia 14 Caieiras completou 30 anos de emancipação, mas a cidade existe há quase 100 anos desde que o Cel. Antonio Proost Rodovalho fundou a Companhia e depois os irmãos Weiszflog a consolidaram.

Com a Melhoramentos vieram para Caieiras alguns europeus, belas construções, a ferrovia, um cinema, três clubes e um comércio que atendia aos moradores dessa parte da cidade próxima a companhia. O comércio já não existe há um bom tempo, o cinema não existe há mais de 20 anos, dos clubes não sobraram nem os campos de futebol e as belas construções aos poucos estão sendo destruídas, uma a uma.

O centro da cidade ficava às voltas da estação ferroviária e Cia. Melhoramentos. Muitos jovens vinham de São Paulo, desciam na estação e pegavam o bonde para ir até a fábrica. Hoje é até engraçado se falar em bonde e os mais jovens devem dizer "que coisa mais antiga".

Pode ser mesmo muito saudosismo falar de tudo que existia antes e que boa parte dos moradores da cidade nunca viu e nem soube que existiu, mas há mais de 30 anos Caieiras era uma cidade romântica, pequena, com ar puro, segura, sossegada e com muitos divertimentos.

Hoje não temos quase nada, nesse 30 anos de emancipação, Caieiras comemora o fracasso de ser uma cidade que caminhou para trás, que destruiu cinemas, bailes, clubes, que se desenvolveu desordenadamente e que carece de infra-estrutura. Caieiras talvez ainda seja uma exceção na grande São Paulo, mas aos poucos está entrando para a lista das piores cidades da região, não existe mais segurança e a cada dia aumenta a pobreza e o número de favelas.

Nossa cultura está morrendo, não temos mais princípio algum, poucos conhecem a história da Cidade, nem sequer a origem do nome Caieiras, onde havia matas, hoje são barrancos povoados, Caieiras empobreceu... Deixou de ser a cidade dos pinheirais, perdeu a identidade e o que é um povo sem identidade? Uma massa inócua e sem vida própria.

Em 30 anos, nossas administrações acabaram com tudo de bom que havia nesta cidade, plantaram sementes ruins e deixaram para os jovens apenas os frutos amargos. Os jovens de 30 e 20 anos atrás não se preocuparam com os de hoje, mas nós temos a obrigação de melhorarmos essa situação para os jovens das gerações futuras.

Jornal A Semana