Versão para impressão

01/05/1992
Ed. 472 - Concurso público na cidade deixa dúvidas

Perguntas estranhas e candidatos que não se identificam à entrada marcam provas.

CAIEIRAS – Uma série de dúvidas e a falta de fiscalização marcam o concurso público que a Prefeitura de Caieiras vem realizando para o preenchimento de cargos na administração municipal. A confusão começou na hora em que os candidatos chegaram às salas em que se realizaram as provas. Segundo editais publicados na imprensa local, cada candidato deveria apresentar a cédula de identidade e a ficha de inscrição. “Ninguém está solicitando a identidade, o que abre margem para qualquer um entrar e fazer a prova”, disse Antonio de Oliveira Camargo, que acompanhava uma das candidatas.

Na porta dos locais das provas, os fiscais só tinham uma folha com o número de inscrição de cada candidato. “Cheguei à entrada, tive de procurar o meu número no papel, colocar o meu nome, RG e fazer minha assinatura e a fiscal nem pediu minha identidade”, afirmou uma das candidatas, que preferiu não se identificar, temendo perder a vaga.

 

Surpresa
Mas os problemas não ocorreram só na entrada. Quando receberam as provas, muitos candidatos ficaram surpresos com algumas das perguntas. Depois das provas de Língua Portuguesa e Matemática, os candidatos receberam uma folha com perguntas que pediam o nome de quatro vereadores da cidade ou menção a algumas das atividades a serem desenvolvidas no Centro Cultural que está sendo construído em Caieiras, uma pergunta a quem nem mesmo o prefeito Milton Ferreira Neves (PMDB) sabia responder.

Há duas semanas, em entrevista à Agência Estado, o próprio Neves afirmou não ter certeza sobre quais atividades iria pôr em prática no Centro Cultural. Na hora da saída, muitos dos fiscais perguntaram aos candidatos em quem iriam votar nas próximas eleições, anotando as respostas em uma folha separada. "Estou aqui para prestar um concurso e não para responder a uma pesquisa eleitoral", afirmou outro candidato.

 

Problema antigo

A ocorrência de problemas na realização de concursos públicos em Caieiras não é novidade. Em 1990, a prefeitura local realizou provas cujo resultado foi publicado pela Agência Estado nos classificados do Estado 2 meses e 15 dias antes da divulgação do resultado oficial. Entre os contratados apareciam os filhos do prefeito de Caieiras, Hamilton e Izaura Ferreira Neves, além de seu genro Edílson Pereira.

Foi em 27 de junho de 1990 que o prefeito Milton Ferreira Neves baixou portaria para a realização do concurso, que teve as provas escritas realizadas nos dias 4,5 e 6 de julho. No dia 4, um anúncio publicado na sessão de classificados do Estado já informava o resultado final. Uma prova oral foi realizada no dia 8 de setembro. O entrevistador era o advogado Pedro Luis Pereira da Silva, amigo íntimo da família do prefeito. No dia 19 de setembro, a prefeitura divulgou o resultado oficial.

 

Parentes e amigos

Dos 18 cargos disponíveis, 9 foram preenchidos por parentes e amigos do prefeito, como havia previsto o anúncio. Além disso, de acordo com o artigo 13 da Lei 6.091/74, não é permitido a realização de concurso em período eleitoral. À época estava em andamento a campanha para governador.

Com base nas denúncias da Agência Estado, Rui Florêncio da Silva, morador na cidade, apresentou ao juiz da comarca de Franco da Rocha. O processo está em andamento. Procurado pela AE para falar sobre o assunto, o prefeito de Caieiras não foi encontrado.


Jornal A Semana