Versão para impressão

16/04/1984
Ed. 158

Sob um clima tenso e com a Câmara totalmente lotada, reuniram-se terça-feira passada (dia 10) os vereadores de Caieiras para mais uma sessão ordinária, cuja pauta na ordem do dia constava o projeto de lei do famoso “Caso Penteado”.

Já no expediente da sessão percebia-se claramente que o prefeito Nelson Fiore perdeu a maioria na Câmara, pois inúmeros requerimentos de informação forma votados e aprovados, apesar dos reclamos da líder do PMDB, Wanda Matiazzo e do prefeito.

Dentre os requerimentos aprovados registramos aqueles com referência à compra de legumes para a merenda escolar, cujo teor foi discutido pelo edil Milton Valbuza e que causou surpresa aos presentes. Milton disse que em visita que fez em creches e nas pré-escolas, juntamente com os vereadores Névio e Lira, pode constatar que uma grande quantidade de legumes encontrava-se deteriorada e que a responsável pela merenda pouco comparecia para vistoriar a qualidade dos alimentos, daí a necessidade da apresentação do requerimento de informação, para que o executivo tome alguma providência com relação a esse grave problema.

Entrou também o expediente, projeto de decreto legislativo assinado por 7 vereadores reduzindo a verba de representação do prefeito municipal que passará a receber Cr$1.000.000,00 (um milhão de cruzeiros) a menos. A justificativa dos autores do projeto é que o prefeito vem demitindo vários servidores e cortando horas extras, alegando estar a prefeitura em situação financeira difícil, portanto nada mais justo que o prefeito de sua parcela também de sacrifício, reduzindo-se parte do seu salário que gira em torno de Cr$2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil cruzeiros).

Uma moção de desagravo, endereçada ao prefeito Fiore, também foi aprovada nesta sessão, contra as perseguições políticas que vem ocorrendo dentro da prefeitura, atingindo vereadores-funcionários e também parentes dos vereadores que não dizem “AMÉM” ao chefe do Executivo. Será enviada cópia da moção aos diretórios municipais, regional e nacional do PDS e PMDB ao ministro da Justiça e ao Secretário Estadual para Assuntos Parlamentares, deputado Castelo Branco. Uma moção de solidariedade aos vereadores caieirenses perseguidos foi apresentada na Câmara Municipal de Franco da Rocha e aprovada por unanimidade.

Na ordem do dia, dois projetos de lei estavam em pauta. Um é o famoso Caso Penteado, que é de conhecimento de todos e que vem passando de prefeito para prefeito. O caso está para a justiça resolver uma vez que o problema é complexo e sua repercussão na cidade é bastante negativa. O projeto de lei, caso tivesse sido aprovado, daria a prefeitura condições de fazer um acordo com o loteador retirando o processo que a mesma move contra Dr. Penteado. Por isso os edis Milton, Edson, Aparecido, Nelsinho, Névio, Doca, Lira e Nico Pollon votaram contra o projeto, que assim foi rejeitado.

O outro projeto que foi aprovado por unanimidade, foi declarando a Guarda Noturna como entidade de utilidade pública. O projeto foi apresentado pelo edil Névio Dártora que justificou-o pelo fato da Guarda necessitar de uma verba da prefeitura para a sua manutenção e para tanto haveria necessidade de ser declarada de utilidade pública.

Essa verba já foi prometida pelo prefeito ao presidente da ACISC, Paulo Roberto Gagliardi.


A presença de inúmeros esportistas e professores de educação física na sessão teve uma explicação. É que o vereador Pedro Sergio Graff Nunes fez uma matéria intitulada "A Falência do Esporte Amador" no jornal de Caieiras, e que atingiu diretamente o corpo docente, alunos e atletas do Centro Poli Esportivo, pois o mesmo disse que Caieiras é o espelho do esporte amador atual, não existe, não tem apoio, não tem adeptos, não tem equipes de voleibol, basquetebol, etc...O vereador Névio Dártora que é professor de educação física e responsável pelo setor esportivo da municipalidade, usou a tribuna e contestou a matéria do vereador Pedro, mostrando um resumo de todas as atividades em 1983 realizadas no Centro Poli Esportivo, o calendário esportivo de 1984 e dizendo que a inspetoria regional de Esportes e Turismo da SET considera Caieiras, como a que mais incentiva o esporte na região. Portanto, disse Névio, não existe falência no esporte amador de Caieiras e que no fundo o alvo seria ele e que o problema é mais político do que qualquer outra coisa. Conclui Névio dizendo que o Pedrão quando vereador e presidente da Câmara na gestão de 72 a 76, nunca se preocupou com o Centro Esportivo que encontrava-se completamente abandonado e que só de 1977 para cá ele está funcionando como se deve.

Assunto que foi amplamente debatido na última seção da Câmara com relação à perseguição que o Sr. Prefeito vem fazendo contra funcionários-vereadores (Nelsinho e Aparecido) que se encontram totalmente isolados na Prefeitura. Pergunta-se: onde está a democracia apregoada pelo Sr. Prefeito em sua campanha eleitoral?

Comenta-se que o grupo de vereadores empenhado em defender o todo poderoso prefeito Nelson Fiore, caso hoje tivesse uma eleição, no máximo dois conseguiriam sua reeleição.

O vereador Nico Pollon, está mostrando um jogo de cintura digno de elogios colocando o vereador Edson Martins em situação desagradável, pois o mesmo tem muito para aprender, isto é, mostra-se mais humilde.

Falando em humildade, o vereador Nelsinho, apesar da injusta perseguição que o prefeito está movendo contra ele, o moço vem respondendo à altura com o seu conhecimento em Administração e a cada dia seu conceito sobe perante a população caieirense.

Mostrando os erros da Administração com muita coerência e demonstrando muita coragem, os vereadores Milton Valbuza e José Lira não têm poupado críticas construtivas ao Sr. Prefeito. Continuem assim vereadores e quem sairá ganhando com isso serão os eleitores que confiam em vocês.

Novamente o vereador Aparecido arrancou aplausos da assistência que lotava as dependências da Câmara, e o presidente, como sempre chamou a atenção dos presentes. Eta democracia!

A continuar assim, e caso o Sr. Prefeito não procura chegar a um consenso com os vereadores, tranqüilamente o alcaide caieirense estará em papos de aranha, pois governar um município sem a maioria na Câmara é praticamente impossível. Sr. Prefeito, procure rever suas últimas atitudes, antes da vaca ir pro brejo.

Jornal A Semana