Versão para impressão

08/05/1984
Ed. 161

Reconsiderações

A poeira política em Caieiras parece que está começando a assentar, após as últimas medidas do prefeito Fiore que revogou algumas portarias consideradas como perseguições políticas por alguns dos senhores vereadores. Essas reconsiderações são frutos de um entendimento entre o diretório do PMDB caieirense e o chefe do executivo, com o intuito de não prejudicar ainda mais a imagem do partido no município.

Bastante querido

Os primeiros a voltarem a seus cargos foram os vereadores-funcionários Névio e Nelsinho que na semana que passou voltaram a exercer suas reais funções. Aliás, o afastamento de Névio que é o responsável pelo esporte no município, revoltou os esportistas da cidade que com abaixo-assinados solicitaram a imediata volta do vereador esportista. Isso demonstra que além do bom trabalho que vem realizando, Névio é bastante querido em seu município.

Graves conseqüências

Os entendimentos foram feitos pelo presidente e vice-presidente do diretório municipal, Sr. Lourides Del Porto e Antonio Molinari, além da participação da líder na Câmara, vereadora Wanda Matiazzo e do presidente da edilidade, vereador Assis Crema. Todos estavam preocupados com as graves conseqüências que o município poderia sofrer com essa briga entre legislativo e executivo.

Abertos ao diálogo

Por outro lado os vereadores do grupo dos 7 disseram-nos que esse entendimento não quer dizer submissão e que estarão sempre criticando construtivamente a administração do executivo quando houver necessidade e que sempre estarão abertos ao diálogo, só não concordando que não se respeite as decisões do legislativo com anteriormente.

Divergências entre os dois poderes
Pela ala peemedebista rompida com o prefeito até fecharmos esta edição, o único chamado no Gabinete foi o vereador Névio que solicitou ao Chefe do Executivo que o mesmo mantivesse o mesmo diálogo com seus companheiros Lira e Milton também do PMDB, pois todos estão no mesmo grupo. Foi solicitada também a volta da Prof. Elisabeth H. Silveira ao cargo de diretora das pré-escolas, pois a mesma foi exonerada quando teve início as divergências entre os dois poderes.

Reivindicações

Algumas das reivindicações dos vereadores ao prefeito foram: a) sejam revogadas as portarias consideradas como perseguições políticas b) atendimento igual para todos os vereadores c) participação mais ativa na administração pública e mais algumas de cunho administrativo que serão tratadas futuramente.

Tudo indica que a próxima sessão do Legislativo Caieirense deverá se realizar num clima de paz. Segundo comentários, o Sr. Prefeito e os vereadores-funcionários Nelsinho e Névio e o vereador Milton Valbuza nos próximos dias deverão chegar a um consenso. Esperamos que isso venha realmente a acontecer, pois a essência da democracia é o diálogo, o entendimento que sempre visa o bem estar do povo.

Totalmente isolado

O que todos os políticos caieirenses lamentam é a eterna guerra existente entre o vereador Aparecido e o Prefeito, pois mais uma vez Aparecido foi alvo de perseguição e foi colocado no Cemitério do Morro Grande para exercer suas funções. Assim sendo, Aparecido ficará totalmente isolado de tudo e de todos, tendo apenas como companheiros aqueles que partiram para o outro lado do mistério.

Clima tenso

Na questão entre Aparecido e o Prefeito Fiore, entendemos ambos os lados deverão dar uma trégua, cada um cedendo um pouco, dentro de um certo limite, pois cada um pertence a partidos diferentes e deverão seguir as diretrizes fixadas pelos mesmos, mas poderão perfeitamente amenizar esse clima tenso que existe entre eles.

Democracia plena

A criação de um novo partido é tida como certa e sabemos que em Caieiras o vereador Nelson Urtado está disposto a encabeçar o grupo para a formação deste partido desde que, conforme declarou Nelsinho, esse partido seja composto de políticos considerados de centro, assim como a plataforma e as diretrizes fixadas não sejam de radicalização e sim de um partido comprometido com os anseios do povo e com uma democracia plena.



Jornal A Semana