Versão para impressão

17/09/1982
Ed. 80 - Candidato comenta o debate da “Folha”

Para o candidato a prefeito do PTB Caieirense Edson Navarro, o debate entre os candidatos a governador do Estado, levado ao ar pela Bandeirantes, na última terça-feira e publicado no dia seguinte pelos jornais do grupo Folhas mostrou que quem apresenta melhoras condições para governar o estado é Jânio Quadros, do PTB.

Segundo Edson, o debate mostrou mais: a inadequação das propostas tanto do PMDB quanto do PDS e de seus candidatos ao governo. “Quem assistiu ao debate – comenta o candidato – pode perceber claramente que tanto o PMDB quanto o PDS utilizam toda a sua retórica para apenas ganhar as eleições, sem, no entanto mostrar soluções positivas para o impasse econômico-social pelo qual passa o país”.

Edson concorda com as acusações de Jânio sobre o PMDB. Segundo ele, o PMDB é uma frente que congrega oposicionistas, situacionistas arrependidos, e esquerdas ortodoxas, unidas pelo oportunismo e pela sede de poder. “Qualquer pessoa de um bom senso pode perceber que o PMDB tem prazo de duração: vai se diluir no dia 16 de novembro, logo após o resultado das urnas”, profetiza o candidato.

Para Navarro, tanto é verdade a acusação de Jânio que PDS e PMDB são verso e anverso da mesma moeda, que esses partidos são os únicos a se beneficiar da legislação de exceção do governo. Para ele, maior prova disso, como se já não bastassem o voto vinculado e a proibição de coligações que prejudicam os pequenos partidos, ainda o PMDB deu quorum para a aprovação da atual cédula – “ridícula”, segundo Navarro – criticada pelo próprio TSE.

“Além disso – diz Edson Navarro – a Lei Falcão, que todos condenam, só vem beneficiar ao PMDB em São Paulo, na medida em que ela impede a realização de mais debates televisionados, que poderiam provocar um crescimento ameaçador das candidaturas de Lula, Jânio Quadros e até de Rogê Ferreira”.

Jornal A Semana