Versão para impressão

04/10/1985
Ed. 232

Calmaria

O relacionamento entre o executivo e legislativo Caieirense não melhorou, mas ultimamente o clima anda ameno entre os dois poderes.

 

Contudo...

Apesar da calmaria, alguns vereadores quase caíram de costas quando a Secretaria da Câmara recebeu o Orçamento Municipal para o próximo ano. O total de verbas que o Prefeito poderá utilizar em 86 será no valor de 99 bilhões de cruzeiros, 10 vezes maior que o atual orçamento, que é de aproximadamente 9 bilhões.

 

É muito!

Segundo os vereadores que compõem o grupo dos 7, a Prefeitura deverá arrecadar 13 bilhões neste ano, e no máximo 40 no ano que vem. Eles acusam o prefeito de confeccionar um Orçamento “irreal”, que será “motivo de gozação nos municípios da região pelo absurdo apresentado, em termos de receita, para o ano de 86”. Dizem os vereadores que a Prefeitura espera arrecadar mais de 2 bilhões de taxas de expediente no ano que vem.

 

Absurdo

Outro “absurdo”, segundo os vereadores do grupo dos 7 é o valor que o Gabinete do Prefeito poderá gastar em 86, mais de 4 bilhões, enquanto que o Orçamento destinado à manutenção da Câmara, é de apenas 2 bilhões. Como, pela Lei vigente, o Orçamento não pode ser rejeitado ou emendado, ele será transformado em Lei integralmente.

 

Sessão mirim

No próximo dia 11, no prédio da Câmara Municipal será realizada a sessão simulada mirim, cujos componentes serão alunos das escolas de 1º grau do município. Os vereadores mirins apresentarão nessa sessão várias reivindicações dos diversos bairros, que serão encaminhadas aos setores competentes. O autor da Câmara Mirim, já copiadas por vários municípios, é o edil Névio Dártora.

 

Jornal A Semana