Versão para impressão

05/11/1982
Ed. 87 - Estes são os homens que querem limpar Caieiras

A imprensa da região tem destinado o grosso de seu espaço à cobertura dos grandes partidos, PDS e PMDB. Nesta edição, "A SEMANA" abre espaço para que o candidato do PTB à prefeitura de Caieiras, o jovem Edson Navarro, economista, 31 anos, nascido e criado em Caieiras, coloque rápida, porém, claramente qual a proposta de seu partido para a cidade de Caieiras.

Qual a meta prioritária de governo do PTB?

A meta do PTB pode ser resumida em seus 26 pontos básicos, que já foram amplamente divulgados, e entre os quais há coisas com as quais não se pode transigir, como a extinção da URCASA; acabar com o cabide de empregos no qual se tornou a prefeitura de Caieiras; dotar a população de um atendimento médico a altura de suas necessidades e melhorar a rede municipal de ensino, criando inclusive cursos profissionalizantes.

Por que você, Edson Navarro, escolheu o PTB?

Porque o PTB, para Caieiras, é uma proposta nova, que nasce sem vícios políticos, que conta apenas com a disposição de luta de seus candidatos e filiados. Você pode observar que muitos que eram da ARENA estão no PMDB e muitos que eram do MDB estão no PDS. Enfim, qual a diferença entre PMDB e PDS?

Você acha que o próximo prefeito poderá administrar mesmo sem recurso?

É necessário, antes de tudo, sanear as finanças do município, e isso é especialidade da profissão de economista. As medidas a serem tomadas serão medidas simples, de bom senso, algumas constam inclusive dos 25 pontos básicos do PTB. Enfim, a situação não só de Caieiras, mas de todo o país está difícil, por isso acredito que com uma administração séria, digna, voltada para as necessidades mais presentes da comunidade, nós poderemos estar dando nossa contribuição para que as coisas melhorem.

O que você quer dizer com administração séria?

Sobriedade e honestidade, são as duas virtudes que devem orientar sempre o administrador. Seriedade é isso: Limpar a administração de toda a corrupção, administrar como quem está consciente de que não é dono do cargo que ocupa. Além disso, ter a serenidade de saber que é melhor errar junto com o povo que acertar sem ele, pois que o poder pertence ao povo, que o delega a alguém. Quem deve administrar é a comunidade, lógico que através de certos canais, mas nunca nos devemos distanciar dela.

Quanto ao governo federal e estadual, qual a sua opinião?

Nenhum governo no mundo pode, por si só, resolver todos os problemas que lhe são apresentados. No entanto, ele pode dar um exemplo de honestidade e dignidade em seus propósitos... Por exemplo, construir Usinas Nucleares enquanto há crianças morrendo de inanição é, no mínimo, insensato.

Finalmente, você acredita que o PTB fará o próximo governador do estado?

Na atual conjuntura, não acredito que qualquer dos candidatos leve vantagem significativa sobre os demais. Jânio Quadros tem a seu favor o fato de ter sido um bom prefeito e um bom governador. Além disso, tem algo muito importante, que é sua dignidade. Fazem-lhe muitas críticas, mas não o acusam de corrupto, por exemplo...


Jornal A Semana