Versão para impressão

Maio de 2000
Névio tem suas contas aprovadas pelo tribunal de contas e fala sobre sucessão Municipal

O tribunal de Contas de Estado de São Paulo, através de seus 7 conselheiros aprovou por unanimidade as contas da prefeitura de Caieiras, ano 1996 - administração Névio Dártora em sessão ordinária realizada no dia 10/05 p.p no auditório "Profº José Luiz de Anhaia Mello". Nossa reportagem procurou o ex-prefeito Névio que falou sobre o assunto e da política municipal.

JC - As contas da sua administração (1993 a 1996) foram todas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. O que significa isso para o senhor?

Névio- Quero primeiramente agradecer ao Jornal Cidades pela oportunidade e dizer que tinha a certeza absoluta de que as contas da minha administração seriam aprovadas pelo Egregio Tribunal de Contas do Estado, pois administramos Caieiras com honestidade, austeridade, e o dinheiro público foi muito bem aplicado nos 4 anos do nossogoverno. A prova foi que 87% dos caieirenses aprovaram a nossa administração. E até munícipes das nossas cidades vizinhas elogiavam o trabalho por nós realizado.

JC- E os jornais que publicaram que as suas contas foram rejeitadas?

Névio- Infelizmente não tive outra alternativa senão o de processá-los perante a justiça, pois tenho um nome a zelar e não posso em hipótise nenhuma deixar que esses jornais a serviço dos meus adversários publiquem mentiras de cunho políco. A prova está ai com aprovação unanime das minhas contas que desmascarou de vez esses jornais, cujos processos já julgados deram ganho de causa para mim. Os jornais que falam mal de mim ou da minha família são os mesmos que sobrevivem às custas do dinheiro público, através da publicação de atos oficiais ou emprego público para seus diretores.

JC- Qual é a sua posição perante a administração Pedrão?

Névio- É de conhecimentos público que desde o início deste mandato houve o meu rompimento político e de amizade com o atual prefeito Pedrão que atraiu não só a mim como a toda a população, não cumprindo em quase nada o programa de governo que ele apresentou quando era candidato a prefeito em 1996, decepcionando muito os que nele confiavam. O meu grupo político é o de total Oposição ao governo Pedrão.

JC- Explique melhor qual foi a traição do atual prefeito?

Névio- Na área da administração municipal foi a de além não ter realizado nem 10% dos itens do seu plano de governo, não deu prosseguimento aos projeitos pro mim iniciado como o da implantação dos cursos de nível superior e profissionalizantes (projeiro faculdade) e a complementação da obra do prédio do Pronto Socorro, transformando-o em um hospital municipal e maternidade com 100 leitos. No plano político a traição do prefeito Pedrão foi a de estar hoje aliado aos seus adversários de 1996, como o ex-prefeito Fiore, Dr. Calé, Milton Valbuza e Isaura Neves.

JC- De que maneira o prefeito Pedrão está ligado a seus exs-adversários?

Névio- Politicamente todos eles fazem parte do mesmo grupo que deverá lançar a chapa Nelson Fore a prefeito e Dr. Calé como vice. Aliás, não posso deixar de lembrar que direta ou indiretamente todos os exs-adversários e hoje aliados do Pedrão são respon sáveis pela atual administração da cidade senão vejamos: Quem é o responsável pela finanças da prefeitura? É o Dr. Calé (secretário municipal das finanças) que como eu disse deverá ser candidato a vicede Fiore. Quem são os diretores de compras e da saúde da prefeitura? É o Sr Edilson T. Pereira (compras) e Drª Miriam Ferreira Neves, marido e irmã de Isaura Neves. Quem foi contratado sem concurso público pelo prefeito Pedrão? Foi o Dr Marcelo Fiore (filho de Nelson Fiore e Dona Mercedes) para trabalhar na área de saúde e Danielle D Allago de Catro (filha do Dr. Calé) para trabalhar na área da educação. O presidente da Câmara Municipal vereador Milton Valbuza apadrinhou também várias nomeaç~es na atual administração, comom exemplo mais recente a do Sr. Sérgio Parada Manga para a diretoria da cultura. A vereadora Dona Mercedes Fiore faz parte da bancada que dá todo o apoio ao prefeito Pedrão. Esses são os "amigos para sempre" do prefeito.

JC- Você tem conhecimento da atual situação financeira da prefeitura?

Névio- As informações que chegam até a mim são preocupantes, pois você veja bem que mesmo arrecadando muito mais que na minha administração (no ano de 1999 a prefeitura arrecadou quase R$25.000.000,00 - vinte e cinco milhões) nada foi feito em termos de obras ou prestação de serviços para a população. O funcionalismo da prefeitura, teve os seus salários achatados e divertidos benefícios como o 14º salários foram cortados com a aprovação dos vereadores. Mas quem deveria informar sobre a situação financeira da prefeitura é o Dr. Calé, responsável pelas finanças do município.

JC- Onde você acha que a prefeita está gastando o dinheiro público?

Névio- Com certeza, a folha de pagamentos está muito alta consumindo grande parte da arrecadação. Os dados que eu tenho é em Setembro do ano passado o gasto com a folha de pagamentos chegou a 72% do dinheiro arrecadado e em março deste ano foi aproximadamente 66%. O que está acontecendo é que há um exagero nas contratações de pessoas, muitos sem concurso público, os chamados cargos políticos (comissionados), pois funcionários da prefeitura ganham mal, não tem aumentos salariais e estão revoltados pois o prefeito e os vereadores tem os seus salários aumentados todo mês, além disso o prefeito repassa todo o mês mais de R$200.000,00 (duzentos mil reais) para os gastos da câmara de vereadores. E você acha que  sobra alguma coisa?

JC- O que você acha dos atuais vereadores?


Névio- Fui vereador por 16 anos, 6 dos quais exerci a presidência da câmara e, posso afirmar sem dúvida alguma e com raríssimas exceções, o trabalho dos atuais vereadores é o mais decepcionantes da história do município, o que deverá ter como consequência dessa fraca atenção uma renovação quase que total nas 13 cadeiras do Poder Legislativo. Se a situação de Caieiras está ruim, os vereadores também são responsáveis, pois a administração municipal é feita pelo prefeito e vereadores. Hoje o prefeito Pedrão tem o apoio maciço de pelo menos 11 vereadores.

JC- O Sr. é candidato a prefeito e qual a primeira atitude que o futuro prefeito deveria tomar?

Névio- Por enquanto sou um pré-candidato a prefeito a prefeitura pelo PSB que deverá ter o apoio de mais de 9 partidos. Com relação a primeira atitude que o futuro prefeito deverá tomar é sem dúvida alguma fazer uma auditoria na prefeitura e pedir para o futuro presidenteda câmara fazer o mesmo no Poder Legislativo para saber como está a atual situação dos dois poderes. Tenho lido e sido informado que várias denúncias de possíveis irregularidades tanto na câmara foram protocoladas no Tribunal de Contas, Ministério Público (promotor) e na justiça comum esta última através de diversas ações populares. Os futuros  administradares municipais tem a obrigação de investigar todas essas denúncias e se for encontrado realmente irregugularidades tomar todas as providências legais possíveis para punir os culpados.

JC- Sua mensagem final?

Névio- Que a população de Caieiras analise bem os candidatos na eleição municipal deste ano, pois a responsabilidade de Caieiras retornar novamente ao lugar de destaque que esteve há alguns anos atrás poderá ser feito através do voto consciente, expulsando da vida pública os maus políticos que colocam o município em 2º plano. Tenho a certeza que teremos dias melhores e Caieiras tem potencial suficiente para superar essa crise, que a paralisou, com a união de todos que amam essa maravilhosa cidade.

Jornal Cidades