Versão para impressão

Caieiras,14 de Fevereiro de 2000
Carta de Edson Navarro para Stelio L. Pessanha

Associação de Mídia de Caieiras

A/C Dr. Stelio L. Pessanha

 

Em atenção ao v/ pedido de 10/01/00 tenho a responder:

 

Em princípio acredito que cada Município deve cuidar do lixo que gera, seja ele residencial, industrial ou de qualquer outro tipo. Partindo dessa idéia, Caieiras tem condição de tratar adequadamente o seu, senão vejamos: existem no mercado usinas para tratamento, de até 100% dos resíduos, a mais econômica delas, trata aproximadamente 50/ton. de lixo por dia e Caieiras gera pouco mais de 30/ toneladas. O espaço necessário é mínimo se comparado a pretensão da CAVO com o seu CTR e o custo dessas USINAS não passa de R$ 200.0000,00. Outro fator importante que temos em Caieiras, é que nenhuma indústria ou qualquer outra atividade econômica gera resíduo tóxico, o classe 1, que a CAVO quer armazenar em torno de 600/toneladas mês (informações da própria CAVO). Esse tipo de resíduo industrial, extremamente tóxico e perigoso embora guardado sob normas rígidas de segurança, levam dezenas de anos para tornarem-se inertes e alguns não se sabe até o momento quanto tempo permanecem ativos.

O projeto da CAVO é sem dúvida de grande envergadura e só será economicamente viável se receber lixo em grande quantidade 1.500/toneladas dia (informações da CAVO) ou um milhão e quinhentos mil quilos pôr dia, aproximadamente quatro carretas de grande porte a cada hora, isso implica em depositar no território de Caieiras, grande parte do lixo da Grande São Paulo, com ênfase para a nossa região. Quanto aos benefícios que o aterro da CAVO supostamente vai trazer para Caieiras são pontos para serem amplamente discutidos (empregos, impostos, etc.) a meu ver, diante do mega empreendimento, não passam de esmola.

Outro ponto interessante quanto ao aterro é a propaganda e o lobby que a CAVO faz, os panfletos multicoloridos do aterro de Curitiba induzem as pessoas a pensar em um parque temático, Disney Word por exemplo, quando sabemos pelas fotos tiradas pelo Álvaro Berti que a realidade não é essa, muito pelo contrário, montanhas de lixo existem a céu aberto e o lixo tóxico está armazenado em tambores enferrujados.

Concluindo, será esse tipo de atividade que queremos para Caieiras, pelo menos ao que parece é o que a maioria dos nossos políticos quer.


EDSON NAVARRO/VICE PREFEITO DE CAIEIRAS