Versão para impressão

De Volta ao passado - Os apelidos

De Volta ao passado II - Os apelidos dos Caieirenses

Caieiras, 01 de Maio dia do Trabalhador – Festa de São José Operário

SEXTA FEIRA véspera de feriado, pessoal caprichando no visual, aparando unhas, BARBA, cabelo e BIGODE – engraxando o sapato de TRIVELA.No silencio da madrugada, o CORUJA anuncia que o dia amanhece. Festança geral nos clubes: União, CRM e Brasil. As famílias se reúnem para o piquenique anual. O sino badala lá o alto da capela com o toque da alvorada, com fogos, BIRIBA e PORVA chamando os convidados. O CARLITO, LÉO,MARCOLINO,BIGUÁ,GIBA E FERRINHO à postos na portaria controlando o BICUDO. Brincadeiras e jogos de várias categorias: ovo na colher, corrida de saco, maratona, mordida na maçã, moedas na farinha, jarro d’agua, sapato trocado amarrado, escada humana, cavalo de pau, carrinho humano, linha na agulha e o baile.NHÁ VITALINA e NHÔ LAU na janela chamando os netos PASQUIM, LERO, CARÇUDO E NENÉM para participarem.

Haja CANELINHA para competir, PÉ DE PATO para atrapalhar, SERELEPE para correr, PÉ DE FERRO para pisar e CAMPEÃO para ganhar. O QUEIXADA o TINHO e o MINGO CIRÍACO eram os BOM DE BICO nos jogos de azar.O lema era QUEIMA CAMPO. O COROINHA chegava cedo para dar PISTE pro BEM TE VI e CHUPIM tirar o TOCO, o TUCHO e os FAVA do caminho. O PICARETA revolvia o TERRA para afastar FORMIGA, FUINHA E TAMANDUÁ.O TELECO, BIRILO, DURI, PEL, GELI E CORITIBA tomavam conta da barraca do chops.Na barraca dos lanches ficavam o casal ADELINA PIERIN E LUIS GODÓI servindo PÃO COM SALSICHA. As frutas eram por conta do ALCIDES E LUIS BANANEIRO. Naquela época o TUTA E O ZÓIO já ficavam de olho nos acontecimentos para contar pro CHACRINHA que era chegado numa fofoca.O BUDA ficava no canto rezando para que tudo saísse nos conformes.

O JOÃO ARIENTO, DIDE, PITE E GRANÉ ficavam na bocha. O KIKO, NOCA e o MANDUCA eram os diretores. O CARREIRO, PRETO e o SAPATEIRO ficavam nos vestiários, MÃOZINHA era o encarregado de pintar FAIXA nas competições. No bar havia PICOLÉ, GELÉIA, TORRÃO, GIBI, PAÇOCA, BISQUI, AMENDOIM, PIRULITO, QUIBE, BATATA, FRANGUINHO, MORTADELA tudo TÁ DOCE com PINGA, FANTA E GUARANÁ sob o comando do ZÉ VACA e o DI. MANGUEIRÃO E MANGUEIRA a postos para qualquer eventualidade, excesso de bebida ou para acalmar o calor. O DR. 7 e o DÚ ficavam na enfermaria cuidando da febre. O TUNGA, DÊGA e o PENHACHO eram os técnicos O KIKO o LILO e o MANÉ eram os juizes. O KIKI, CAIO e o ZUTA eram os massagistas, o ZITA, NENO e o NIM eram os bandeirinhas.

O JIJO, WAGUINHO e o NENECA eram os secretários. O GENINHO, DENTINHO, GATOLIM, BIMBIM os gandulas. CRISTÃO,CARANGUINHA E ZECA os professores.Os jogadores eram:

NENE,FERRER,BOLINHA,CHIRIM,NINO,FUNILEIRO,ZÓCA,FU,MUGANGA, TAVINHO,MINO,MAIDANA,TINO,MUNIA,TUNA,MINOSA,ZÉ DO PITO,ZÉ LERÉ,AGUAS,CHINA,PURUNGA E ZUZU.O ZÉ BODE,BODINHO,CABRÃO E CABRITA ficavam na cerca berrando com o resultado.O TURCO,ITALIANINHO e o PORTUGUES também ficavam a brigar por causa do placar enquanto o ZÉ DEITA. O NENÊ DE CHUPETA tomava leite NINHO junto com o bebê LINDO de olhos azuis brincando com PITUQUINHA, RISQUINHO E TIQUINHO sob os olhares das mães com ORELHA em pé. Os torcedores eram: TÉZIO,RABANECA,CIÇA,MAGRÃO,GORDO,ZÉ NEGO,NICO,FÁ,ZIZO,MICO,BELACHO,MIRO,GUTA,ZÉ VÉIO, ZÉ BRANCO,FENA,DINHO,ZICO,ZIZE E BOV. O ZÉ BARRA FUNDA dava CAPOTÃO na toca do COELHO junto com o TUIÉ.

A banda animava a festa sob a batuta dos Maestros: ASSIS FERNANDES E SERGIO VALBUZA tocando o HINO de Caieiras com GENERAL, VALDEMAR VIOLA, DEMA, BIBE, MILANÊS, CÂMARA LENTA,ROCHA E FORTALEZA. O baile era animado com VADANÇA e muito MOLEJO. O CAPATAZ anunciava que era a hora da partida pois o MOSQUITO, PERNILONGO e o PURGA já atacavam o pessoal que ia para a casa a pé, de bicicleta, de LAMBRETA, de PANGARÉ ou de carona do cipó do TARZAN e do GIM das selvas, do AMIGO DA ONÇA, da CARA DE CAVALO ou nas motos dos OLIMPIOS com sua barquinha.

O TOTÓ, SALVADOR e o QUIM fechavam as portas dos clubes depois dessa festa maravilhosa de um dia FANTÁSTICO para REI e REIZINHO nenhum botar defeito, nem precisava ser BIDU para saber que no próximo ano tinha mais. Desculpe se SINGANEI alguém.

GENEROSO foi o Senhor Jesus que nos proporcionou tudo isso.Aos que se foram, descansem em paz com a luz divina e aos que se encontram por aqui, um abraço com carinho desta filha da terra. Janeiro/2003 .MAIS ALGUNS APELIDOS: JAGUARÉ, POLENTA, FUBÁ, MANIN, MAQUINAIA, PIPO, BIGULA, ANDÚ, XAN,GANSO,TIÇA,MANOPLA,JOÃO CUICA, jacaré, ETC.

 

Marlene Sálvio de Oliveira (neta do Sr.Salvio que era artezão de sapatos)

 


Marlene Sálvio de Oliveira