Versão para impressão

Dezembro de 2004
Símbolo do atletismo caieirense

Conhecido como um esporte muito disputado na década de 50, em Caieiras, o atle-tismo teve como destaque Walter Soares da Fonseca. Contratado pela equipe do São Paulo Futebol Clube, o atleta levou o nome de Caieiras por onde passou.

Muito divulgado na época, o esporte teve como principal disputa na cidade a Prova do Trabalhador, realizada pela Companhia Melhoramentos. Vencida dez vezes consecutivas por Walter, a disputa reunia vários funcionários da empresa.

"O futebol sempre ganhou destaque entre os esportes no Brasil. Em Caieiras não era diferente, mas o atletismo da cidade teve seu destaque em meados de 1950", falou.

Por meio destas disputas foi formada a seleção de atletismo de Caieiras, que participou de várias competições, como os Jogos Abertos e Regionais do Interior.

Em 1955, a equipe comandada por Jorge Wrede, conquistou o primeiro lugar na disputa de revezamento. Faziam parte da equipe vencedora, Walter Fonseca, Mauricio Gomes, Joaquim Antonio de Souza e Benedito Soares Gaiola.

Outro acontecimento envolvendo o atletismo e lembrado por Walter Fonseca, foram os Jogos da Independência, realizado em Brasília. A disputa nacional tinha passagem pela cidade de Caieiras. Segundo o atleta, em frente à Igreja de Santo Antonio existia uma pira olímpica, que ficava acesa durante a competição.

Hoje, aos 73 anos, sempre que pode Walter pratica a corrida no Centro Esportivo Municipal, que leva o nome de seu ex-técnico Jorge Wrede.


Regional News