Versão para impressão

Dezembro de 2004
Maestro iniciou a profissionalização

Músico, compositor e arranjador era regente da principal orquestra. Ele é tido como motivo de orgulho dos caieirenses.

Em 2 de maio de 1924, sem suspeitar, a cidade de Caieiras recepcionava a chegada de Sergio Valbusa, 80, que mais tarde se tornaria um dos melhores maestros e arranjadores assim nomeado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Filho do músico João Valbusa e de Tereza Boschetto Valbusa, Sergio resolveu seguir o caminho do pai, um dos primeiros integrantes da primeira banda da cidade, a "Corporação Musical Fábrica de Papel".

Aos 10 anos iniciou os estudos da música com o maestro Francisco Assis Fernandes, na época regente da Banda Musical. Um ano depois, se tornou membro da Corporação Musical Clube Recreativo Melhoramentos como 3.º piston, instrumento com o qual teve afinidade. Chegou a 1.º piston, como solista aos 12 anos.

Nem mesmo o trabalho como operário no período noturno na Cia Melhoramentos de São Paulo, aos 14 anos, impediu Sergio Valbusa de estudar música durante o dia na Capital paulista. Concluiu os cursos de solfeto, teoria, harmonia, contraponto e regência, ensinados por renomados professores de São Paulo. Sergio estudou todos os instrumentos da Banda Musical, desde os de teclado até os de cordas.

Com o advento do acordeão, em 1940, Sergio finalizou o curso de aperfeiçoamento, na Academia Ângelo Peale, depois de ter estudado o instrumento sem auxílio de professor. Mais tarde prestou exames na União Brasileira dos Acordeonistas, onde foi diplomado.

Sergio Valbusa é compositor de mais de 1.200 páginas musicais, elaborou um método de ensino musical que teve como objetivo facilitar a aprendizagem dos instrumentos e, devido aos arranjos criados, conquistou, para a Fanfarra de Caieiras, o tricampeonato Estadual, revolucionando a formação das fanfarras de todo o país.

Em 1980, em reconhecimento pelos trabalhos prestados no Brasil, ganhou uma bolsa de estudos nos Estados Unidos, que não pôde concluir em razão de enfermidade na família.

 

Conquistas

Com mais de 65 anos de dedicação à música como professor, compositor e regente, Sergio Valbusa foi o fundador da orquestra Infanto-Juvenil de Caieiras, primeira banda formada pelo maestro aos 15 anos. Organizou uma orquestra de acordeão, com 60 integrantes, que executavam desde a música popular até o clássico.

Em 1958, com ajuda da Cia Melhoramentos de São Paulo, criou a Corporação Musical Melhoramentos. Em 1974, organizou a Banda Jovem de Caieiras e o Grupo Coral de Caieiras. É também autor do hino do município de Caieiras e atualmente está escrevendo um livro da história cultural da cidade.


Regional News