Versão para impressão

Breve Retorno

Distante da terra natal, mais de vinte anos se passaram. Retornando, quando aguardando o trem na Estação da Luz, em São Paulo, inutilmente procurou por algum conhecido do passado.
Notou a ausência daquelas moças bonitas e bem trajadas de outrora.

Naquele alvoroço da estação, sentiu-se deslocado e considerou aqueles atuais usuários dos trens, gente rude com costumes inadequados.

Em Caieiras, recebido com alegria pelos familiares, conversaram noite adentro e atualizaram-se dos acontecimentos de suas vidas.

No leito, antes de adormecer, desiludido divagando sobre a existência, julgava-a destituída de reais valores.

“Afinal” pensava ele “haveria propósito para tantos dissabores, decorrentes da experiência da vida, isto é, das lutas pela realização pessoal ou mesmo profissional?”

O motivo de sua volta mudou-lhe o pensamento: nem o tempo e a distancia desvaneceram as lembranças de alguém muito especial, constantemente recordado. Absorto em seus devaneios, revivia do passado, de quando juntos brincavam na rua com a garotada da vizinhança, as imagens desse alguém, seus sorrisos e a graciosidade de seus movimentos com seus cabelos esvoaçantes.

Na manhã seguinte, acordou com a claridade de sol e logo pediu para sua irmã conduzi-lo num passeio para matar as saudades.

A irmã ciente do rumo desejado, lembrou-lhe terem sido demolidos todas as casas daquele local de seu nascimento, restando lá, apenas desolação.

Durante o passeio pela região, ele muito descontraiu-se, também ao rever alguns antigos amigos, mas, persistia em seus pensamentos, aquela dos seus devaneios, pois, sabedor dela encontrar-se descompromissada, revelou á irmã, a vontade de revê-la.

“Isso é fácil resolver” respondeu-lhe irmã “agora ela mora perto da casa e à noite iremos visitá-la.”

À noite como combinado, de surpresa lá compareceram

O reencontro com aquele alguém, até então, muito especial, destruiu-lhe as esperanças de preencher o vazio de sua existência. A imagem dela, congelada e mantida na memória, não condizia com a realidade atual.

Implacáveis, o tempo e as agruras da vida, eles desfizeram todos os encantos da sua preferida, em nada coincidindo com as imagens retidas pela sua memória, durante tantos anos.

Desiludido, comas esperanças desfeitas, quedou-se taciturno nos dias seguintes até que, ele, surpreendendo os familiares que contavam com sua permanência, refez as malas e novamente partiu.

Altino Olimpio