Versão para impressão

12/11/2007
Parabens Nossa Senhora do Rosário!

Há um século atrás, uma conta do rosário do terço da Mãe Maria de desprendeu lá do céu, se alojando aqui para tua capela edificar. Era um sinal divino, local sagrado e escolhido pelo Pai para nos proteger e abençoar.

Caieiras antiga foi fazenda modelo, vila familiar onde abrigava os trabalhadores, escolas, armazéns, transporte, saúde e lazer. Bons tempos!

Os pioneiros, o coronel Antonio Proost Rodovalho, a Cia Melhoramentos, os irmãos Otto, Alfried e Walther Weiszflog e os imigrantes que contribuíram com fé, esperança e humildade para vencerem.

Mãe, a tua capela é a mais antiga da cidade de Caieiras que é denominada a Cidade dos Pinheirais, por isso, te oferecemos uma coroa de flores, rosas e pinheiros simbolizando o papel. O papel foi o pão nosso de cada dia por muitos anos. E para muitos ainda o é.

Caieiras, teus filhos te saúdam e agradecem a proteção, o colo e a dedicação. Rogai sempre por nós, Mãe e Rainha do Rosário!

Em 1930, recebeu o Padre Capelão Aquiles Silvestre, que junto com a Cia Melhoramentos organizou muitas festas, romarias e cursos profissionalizantes.

Em 1943, veio o Cruzeiro, símbolo do Cristianismo pelo rio Juquery. Nesta época, os bairros do Monjolinho, Fábrica e Caieiras reuniram-se em procissões na Cerâmica (antigo centro de Caieiras), onde havia um barracão comunitário que abrigava as famílias que aqui chegavam.

Tiveram muitas Associações, a Lousiana, Irmandade de São Benedito, Rosaristas, Cruzadas Eucarísticas e Marianos.

Quantas famílias e pessoas Vós abençoastes, tanto locais quanto aqueles que transitam pela estrada de ferro. Saudades das grandes festas, da maquininha, do pau-de-arara, caminhões lotados de filhos e devotos, das procissões com crianças vestidas de anjos, canto das Verônicas, bandas no coreto, quermesses, rezas e missas.

Bons tempos que nem os ventos apagam estas alegrias vividas!

Agradecimentos a todos que contribuíram e contribuem para a tua festa: aos Padres, Ovaldo, Aquiles Silvestre, Antonio Joaquim de Almeida, Marcos de Souza, José César de Oliveira e o atual Padre Sidnei, aos Missionários e ao nosso amigo Verque (que nesta homenagem representa todos os auxiliares, catequistas, músicos e demais pessoas).

Pai de Bondade e Infinita Misericórdia, Mãe do Infinito Amor - Rogai por nós! Na Tua Casa simples e bela, o amor nasce e renasce todo dia. Paz e Luz aos amigos e ancestrais que partiram na certeza que os seus ficariam em boas mãos na simplicidade da comunidade família.

Nesta longa estrada da vida, nosso coração está repleto de Graças e Benções do Pai através da Mãe do Rosário.

Caieiras evoluiu muito nesses 90 anos, tanto em quantidade quanto qualidade. Parabéns ao nosso Berço e nossa Raiz!

Saudades da Caieiras Antiga da nossa gente e do “Reino Encantado”..

Marlene Salvio de Oliveira