Versão para impressão

Empilhando latas

Altino, adorei mais esta passagem lá da Fábrica!
Desconhecia esta história, como muitas aliás que vc tão bem se recorda.
A verdade é que mesmo na época em que permaneci lá na Vila Leão  (até 1965), realmente nunca vi nenhum caminhão ou carroça que  recolhesse o lixo das casas.Isto só fui ver aqui no centro já na Rua Guadalajara.
O interessante é que lá, na Vila, todos queimavam o lixo no fundo do quintal.Restos de comida iam pras galinhas e outros animais .As latas, ah! as latas, estas sim eram o problema! Na casa da minha madrinha por exemplo sempre vi um amontoado delas jogadas debaixo de umas árvores do fundo do quintal. E uma das minhas diversões foi  catar estas latas, empilhá-las pra depois brincar de armazém com as outras crianças da rua.
Não sei que destino tinham mais tarde tantas latas! Será que também iam  para o "lixão" como você descreve na sua crônica?
Pode ser.Não me lembro de ouvir nada a respeito.
De qualquer forma achei interessante e divertido conhecer mais um hábito dos nossos melhoramentinos, que mesmo com esta dificuldade de descartar seu lixo doméstico, encontrou uma maneira ecológica e financeiramente correta para manter o local e suas casas sempre em perfeita higiene.


Fatima Chiati