Versão para impressão

12/06/1986
Ed. 265 - Padre José César de Oliveira: 25 anos com Caieiras

Mais de 300 pessoas, 60 padres, presença de todas as comunidades de Caieiras, autoridades e visitantes ilustres de outras cidades. Centro Esportivo Municipal, quarta-feira, dia 28 de maio de 1986. Assunto: Comemoração dos 25 anos de doação sacerdotal à Caieiras. Homenageado: Padre José César de Oliveira, Pároco da Cidade de Caieiras.

A comemoração não poderia ter sido melhor. Logo por volta das 19 horas, a rua Guadalajara e a rua Portugal, no centro de Caieiras, já estavam com seu trânsito congestionado. Milhares de pessoas provindas de todos os bairros da cidade para o centro Esportivo se dirigiram a fim de também eles, prestarem uma homenagem ao pastor que durante 25 anos suas ovelhas e conduziu a cidade ao progresso em que hoje se encontra.

Há vinte e cinco anos, quando Caieiras era muito jovem em sua condição de emancipada chegava na cidade um jovem padre oriundo de Jarinu onde era o pároco. Em Caieiras, o vigário encontrou uma cidade em muito dependente da Cia. Melhoramentos que, sem dúvida alguma, foi a responsável pelo surgimento deste município.

Instalado e munido de seu incansável dinamismo o Padre José começou a sua missão, que 25 anos mais tarde lhe renderiam ótimos resultados. Como cidade nova, Caieiras necessitava de uma pessoa que tivesse um objetivo a ser atingido e com “combustível” suficiente para não esmorecer em meio a sua jornada. Esta pessoa não caiu do céu, foi enviada por Ele. Com seu grande carisma e indiscutível capacidade o “enviado dos céus” começou a trabalhar e apoio não lhe faltou.

Com a passar dos anos, o povo sentiu que a liderança do padre deveria ser utilizada mais amplamente e solicitou-lhe que assumisse a Prefeitura. Com votação esmagadora o novo Prefeito deu início a uma grande obra administrativa – sem nunca largar seu dogma religiosos – que deu uma guinada no destino da cidade. Em Caieiras, as grandes obras que possuímos foram construídas na gestão do padre. A cidade recebeu esgoto, água encanada, pavimentação, creches, escolas e expandiu seu parque industrial chegando hoje a possuir em sua área mais de meia centena de industrias, todas operando, que absorvem grande mão-de-obra local.

O resultado de sua primeira gestão foi muito bom e o povo o elegeu Prefeito por mais uma gestão. Repetiu o sucesso. Tudo isso e de conhecimento do povo Caieirense que alheios às críticas realizadas por incapacitados natos que tentam, sem resultado, ofuscar o brilho deste padre. No Centro Esportivo Municipal este reconhecimento público ficou constatado pela grande emoção e alegria dos presentes.

A cerimônia contou com a presença de todos os padre que compõem a Diocese de Bragança Paulista, todos sobre o comando do Bispo Diocesano Dom Antonio Pedro Misiara. Em seu sermão, o bispo salientou as virtudes do padre José e valorizou o grande trabalho realizado na cidade, tanto como padre e também como prefeito. Ressaltou ainda que a conduta do homenageado deve servir como exemplo a novos padres que tem uma missão a cumprir.

Com grande participação dos presentes e sob a execução de belas músicas entoadas pelo coral composto com integrantes das comunidades e grupos católicos da cidade o bispo fez mais algumas explanações, e ao concluir seu raciocínio abraçou carinhosamente o homenageado.

A cerimônia teve prosseguimento e num clima sacro onde predominavam as flores, paramentos, imagens que faziam parte da bela decoração do salão, chegou a hora do Padre José falar. Muito emocionado disse que era muito importante em uma homenagem como aquela, poder contar com a presença de seus pais, Judite e João, pois os pais – principalmente a mãe, são muito importantes na vida dos homens. Também se declarou emocionado ao constatar que a sua mãe espiritual, N. Srª. do Rosário também lá estava e isto o tranquilizou , pois ela o acompanha há mais de 25 anos. Ressaltou que N. Srª. do Rosário sempre foi sua confidente e conselheira e nunca deixou de ouvir suas preces, com este apoio conseguiu enfrentar situações que a primeira vista poderiam parecer insolúveis.

Após a cerimônia no Centro Esportivo houve um coquetel comemorativo no salão social da MD Nicolaus que foi ofertado por várias empresas de Caieiras, ocasião em que várias autoridades se pronunciaram em homenagem ao Padre.

O sucesso alcançado pela comemoração dos 25 anos do Padre José em Caieiras que contou com a organização das comunidades católicas da cidade, dificilmente será alcançado novamente, pois o carisma que o homenageado possui não é próprio de muitos mortais.

Com um fecho de ouro para as comemorações religiosas, na quinta-feira mais um evento católico teve lugar no Centro Esportivo, a ordenação de dois padres, um diácono e um ministério acólito e leitor.

O grande destaque para o homenageado ficou sendo o telegrama que o Papa João II enviou ao Padre José, felicitando-o.

Jornal A Semana