Versão para impressão

12/06/1986
Ed. 265 - Penitenciária de Fraco da Rocha, já são aproximadamente 600 presos perigosos e tudo na surdina

A penitenciária de Franco da Rocha já está em pleno funcionamento abrigando até agora aproximadamente 600 presidiários de alta periculosidade, e para inaugurar tão “auspicioso” acontecimento, mais uma fuga, e dessa vez maior do que a primeira (mais de 100 presos conseguiram fugir na remoção de São Paulo para Franco da Rocha), aconteceu. Terça-feira última um helicóptero da Polícia Civil ficou mais de uma hora sobrevoando a região, a explicação oficial era no sentido de dar cobertura à transferência de presos que vinha sendo realizada, mas outras fontes disseram que o motivo real foi a fuga.

A população de Franco da Rocha e cidades vizinhas só começou a tomar conhecimento da chegada de tão “ilustres” hóspedes na segunda e terça-feira, quando o “buchicho” se esparramou.
As autoridades responsáveis mantiveram-se no mais completo mutismo e ninguém dava quaisquer espécies de informações, talvez a preocupação fosse com uma possível reação violenta da população local, que nunca aceitou a idéia de conviver com criminosos e assassinos da pior espécie, existe até uma lei municipal em Franco da Rocha, proibindo a instalação da penitenciária.
Segundo fontes locais, as autoridades de Franco da Rocha dizem que toda a responsabilidade é do Governo do Estado que está agindo por conta e risco próprio, sem consultar ninguém.

O fato afinal é que Franco da Rocha e cidades vizinhas ganharam uma penitenciária e agora terão que conviver com ela e seus respingos que certamente virão dela, ou seja: medo constante de fugas de presos, aumento da criminalidade via “visitas de amigos” que vão descobrir logo a região, aumento de vai e vem de pessoas desocupadas pela região, etc.

Pobre Franco da Rocha e cidades vizinhas, precisava disso? Já não chegam os problemas de sempre? E como disse um antigo morador da cidade, “Maldito seja esse Governador e todos os políticos do PMDB, não vamos dar um voto para esse partido em novembro”



Jornal A Semana