Versão para impressão

22/07/2008
Pé diabético

Pé Diabético
Dr. Dimy Prazeres, médico ortopedista, com vasta experiência e treinamento no Hospital Sarah Kubitschek, e pai de uma criança diabética.

Como diabético voce precisa cuidar dos seus pés. Uma vez que desenvolva problemas com pé diabético o tratamento pode tornar-se difícil.

NEUROPATIA

O que é neuropatia ?
Neuropatia é a perda gradual da função do nervo devido a diabete. A alteração mais comum é a perda da sensibilidade, ou melhor, da sensação tátil dos pés e pernas.

Como eu sei que tenho neuropatia ?
Neuropatia geralmente acontese de forma lenta. Você pode não notá-la inicialmente porque ela é a ausência ou redução da sensação tátil.É dificil ficar atento para aquilo que a gente não sente! Um exame médico ou ás vezes testes especiais pode ajudar a fazer o diagnòstico.

A neuropatia causa perda da sensibilidade. Porque ás vezes eu sinto dor ou dormência no meu pé ?
A neuropatia pode fazer com que os nervos fiquem "fora de controle" ou transmita impulsos que voce pode experimentar como ausência de sensibilidade tátil, dormência, sensação de queimação, agulhadas, choques ou qualquer combinação dos sintomas acima.

Todos os diabéticos têm neuropatia ?
A probabilidade de ter neuropatia aumenta com a idade. Quanto mais tempo de diabetes maior a chance de desenvolver neuropatia. Muitos casos são leves, mas outros são muito severos. A gravidade da neuropatia não necessariamente corresponde com a gravidade do diabetes. Algumas pessoas com diabetes leve pode ter neuropatia grave.

A neuropatia afeta somente os pés ?
A neuropatia pode também envolver os tornozelos, pernas e as vezes mesmo as mãos. A tendência a ser mais grave nos pés que nas pernas. A neuropatia das pernas raramente vai acima dos joelhos.

O que pode acontecer com meu pé se eu tiver neuropatia ?
Você pode machucar ou cortar os seus pés sem perceber, simplesmente porque você não sente dor ou usar calçados que não são adequados e formar bolhas ou feridas (úlceras). Inicialmente isto pode causar pequenos problemas, que podem progredir para outros mais sérios. Isto quer dizer que toda vez que voce tiver um pequeno machucado ou uma infecção menor deve procurar seu médico. é muito frequente o paciente notar uma pequena área de inchaço ou avermelhada, mas não valoriza porque não sente dor. Depois o paciente pode perder toda a parte do pé. O que é mais perigoso na neuropatia é a falta de sensibilidade, porque isto faz com que a lesão não seja reconhecida.


CIRCULAÇÃO

Como o diabetes afeta a circulação ?
O diabetes pode contribuir para o estreitamento das artérias e a diminuição da circulação na perna. Entretanto, a neuropatia e não a circulação é a principal causa dos problemas do Pé Diabético.

Uma circulação pobre afeta a cicatrização ?
Sua pele e outros tecido s do corpo depedem de uma boa circulação sanguínea para leva oxigênio e nutrição. Uma circulação pobre pode resultar em alterações na pele e causar cortes, queimaduras. bolhas e outras lesões de pobre cicatrização. Algumas vezes um cirurgião vascular pode através de cirurgia aumentar a circulação para os pés e pernas ajudando na cicatrização de úlceras e machucados.


INFECÇÃO

Porque as infecções causam problemas nos pés ?
As infecções podem espalhar-se rapidamente pelos pés, dando pouco aviso. Lesões menores podem tornar-se úlceras e então desenvolver infecções profundas. Infecções graves dos tecidos e ossos necessitam de cirurgia além de antibiòticos.

Quais são os sinais de um possével infecção ?
Alguns sinais podem levar a suspeita de infecção. Febre associado a machucado ou bolhas nos pés, aumento de açucar na urina. difícil controle da glicemia, necessitando de dose maior de insulina.

Pode os antibióticos tratar as infecções ?
Sim, os antibiòticos são importantes, mas se voce tem uma circulação pobre, os antibioticos podem não chegar a infecção. Examine seus pés frequentemente para evitar problemas sérios.


CUIDADOS COM OS PÉS

Colaboração:
Dra. Denise Reis Franco - Endocrinologista

1. Examine seus pés diariamente: Se for necessário peça ajuda a um familiar ou use um espelho.

2. Avise seu médico se tiver calos, rachaduras, alterações de cor ou úlceras.

3. Vista sempre meias limpas preferentemente de lã ou de algodão.

4. Calce apenas sapatos que não lhe apertem, preferencialmente de couro. Não use sapatos sem meias.

5. Sapatos novos devem ser usados aos poucos. Use-os nos primeiros dias apenas em casa por no máximo duas horas.

6. Nunca ande descalço, mesmo em casa.

7. Lave seus pés diariamente, com água morna e sabão neutro. Evite água quente. Seque bem os pés, especialmente entre o terceiro e quarto, quarto e quinto dedos.

8. Após lavar os pés use um hidratante a base de lanolina.

9. Corte as unhas de forma retas, horizontalmente.

10. Não remova os calos, nem procure corrigir unhas encravadas. Procure um tratamento profissional.

Diabetenet.com.br