Versão para impressão

15/09/2008
Retinopatia precoce em adolescentes com diabetes tipo 1

A pressão arterial sistólica e a diastólica antecedem o aparecimento da retinopatia em pacientes jovens.

Um estudo realizado por investigadores australianos revela que as pressões sistólica e diastólica predizem retinopatia precoce em adolescentes com diabetes tipo 1. O trabalho vem publicado na revista British Medical Journal (BMJ).

O estudo, realizado no Children’s Hospital at Westmead, na University of Sydney e na University of New South Wales, avaliou 1.869 adolescentes diabéticos, com uma média etária de 13,4 anos e média de 4,9 anos de duração da doença. Ao longo do acompanhamento, 673 desenvolveram retinopatia (36%) em 4,1 anos. No grupo sem retinopatia, foi verificado que a apresentação de maiores níveis de pressão arterial sistólica e diastólica antecederam o aparecimento de retinopatia.

No subgrupo de pacientes com taxa de eliminação de albumina abaixo de 7,5 µg/min, o risco de aparecimento de retinopatia em 10 anos de duração da diabetes foi maior nos que manifestaram maiores níveis de pressão arterial sistólica ou diastólica.

Em conclusão, o estudo refere que a pressão arterial sistólica e diastólica predizem o aparecimento de retinopatia e aumentam a probabilidade de retinopatia precoce, independentemente da presença de nefropatia incipiente, em pacientes jovens com diabetes tipo 1.

portaldiabetes.com.br