Versão para impressão

23/10/2008
Pesquisas derrubam suposto papel do café como analgésico após cirurgia

Havia relatos de que bebida combatia dor de cabeça após peridural. No entanto, são outras estratégias que funcionam de verdade.

A AFIRMAÇÃO:
O café suaviza dores de cabeça causadas por injeções peridurais.

OS FATOS
A dor de cabeça pode ser um torturante efeito colateral de procedimentos rotineiros que envolvem perfurar a parte central e de baixo das costas, incluindo a punção lombar e injeções de anestesia como as peridurais.

Médicos e textos de medicina há tempos defendem um antídoto simples: um cafezinho. Uma teoria é que a cafeína estreita os vasos sangüíneos cerebrais, que ajudam a reverter a vasodilatação que ocorre quando uma punção causa um vazamento de fluido cerebrospinal. Entretanto, pesquisas sugerem que o café não ajuda.

Em 2007, pesquisadores da Clínica Mayo, no Arizona, revisaram estudos que analisavam a cafeína como um tratamento para o problema, conhecido nos EUA como PDHP (sigla para “post dural puncture headache”, uma complicação em punções que causa dor de cabeça e náuseas), e não descobriu provas de que funcionava. O resultado bate com as descobertas de um estudo da Universidade da Califórnia e do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, que encontrou poucas evidências apoiando a cafeína ou outro antídoto muito popular, o influxo de fluido extra.

Outros estudos sugerem que o tratamento mais efetivo é o chamado remendo do sangue peridural. Pode ser invasivo, mas alivia a dor de cabeça em 85% a 98% dos pacientes. Também ajuda quando são usadas agulhas menores.

A CONCLUSÃO
Estudos sugerem que a cafeína não é um tratamento eficaz para dores de cabeça causadas por procedimentos de punção lombar, como peridurais.



G1