Versão para impressão

02/06/2009
A alquimia das vitaminas

A alquimia das vitaminas

B1 (Tiamina) Atua na produção de energia, no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro e auxilia o funcionamento do Sistema Nervoso.

Possui papel importante nas funções relacionadas com memória e cognição.É também indicada no tratamento da TPM (cólicas e dores nas mamas).

Acerte nas escolhas: gérmen de trigo, semente de girassol, levedo de cerveja, lentilha, soja, leite de soja, farinha de soja, milho verde, cereais integrais, pinhão e farinha de trigo integral.

B3 (Niacina): Atua na obtenção de energia e no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos. Aumenta a habilidade dos glóbulos vermelhos de carrear oxigênio.

Acerte nas escolhas: atum, carnes, leite, ovos, levedo, arroz integral e cereais integrais.

B6 (Piridoxina): Participa da formação de energia. Atua na formação de anticorpos, hemácias e funções neurológicas normais. É também indicada no tratamento da TPM (enjôos, dores de cabeça, irritabilidade, cólicas e dores nas mamas).

Faz parte de uma enzima "chave" que participa da produção dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina.

Acerte nas escolhas: fígado, frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e sementes de gergelim.

B12 (Cobalamina): É essencial ao funcionamento das células, principalmente do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. É indicada no tratamento da TPM (cólicas e dores nas mamas).

Possui papel importante na formação da membrana que envolve as fibras nervosas, a mielina. Também ajuda no transporte e estoque de ácido fólico. Pessoas com depressão, costumam apresentar baixos níveis de B12.

Acerte nas escolhas: leite e derivados, atum, carne bovina, salmão, ostras, ovos, alimentos industrializados fortificados.

Ácido Fólico: Participa, juntamente com a Vitamina B12, na produção de neurotransmissores. Colabora na manutenção dos níveis de serotonina (neurotransmissor que promove o bem estar). Pessoas com distúrbios de humor podem apresentar baixos níveis sanguíneos de ácido fólico.

Acerte nas escolhas: espinafre, feijão branco, aspargos, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja, laranja, melão, maçã.


Fonte: www.surfmc.com


www.sitemedico.com.br