Versão para impressão

29/06/2009
Sistema ERP o que são?

Primeiramente, gostaria de fazer-lhes uma pequena apresentação sobre a APC Solutions. Nós atuamos na região principalmente como provedor de recursos para manutenção do sistema SAP para empresas. Temos também outras atividades na área de TI como confecção de sites e implantação de soluções em BI (Business Intelligence): ex: Nota Fiscal Eletrônica.
Nosso objetivo é trazer a você, através de nossa coluna, informações do mercado de TI sobre tendências, ferramentas e serviços relacionados a Internet, Sistemas Integrados e mais especificamente, SAP.
Inicialmente, falaremos sobre Sistemas Integrados – ERPs. A sigla ERP – Enterprise Resource Planning traduzida literalmente, significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Os sistemas ERP fornecem rastreamento e visibilidade global da informação de qualquer parte da empresa e de sua Cadeia de Suprimento, o que possibilita decisões inteligentes.
Estes Sistemas, também chamados no Brasil de Sistemas Gestão Empresarial, controlam e fornecem suporte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da empresa. Todas as transações realizadas pela empresa devem ser registradas para que as consultas extraídas do sistema possam refletir o máximo possível a realidade.
Pode-se dizer que o ERP é um sistema que possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente por toda a empresa, sob uma única base de dados. É um instrumento para a melhoria de processos de negócios, como a produção, compras ou distribuição, com informações on-line e em tempo real. Em suma, o sistema permite visualizar por completo as transações efetuadas pela empresa, desenhando um amplo cenário de seus negócios.

No próximo artigo, continuaremos a abordar o tema ERP falando sobre como escolher o ERP: os aspectos e custos de uma implantação e alguns casos de sucesso na região.

Caso você tenha alguma sugestão, crítica ou dúvida que queira compartilhar conosco, por favor, nos envie um email para a redação do Jornal A Semana . Ficaremos felizes em ouvi-los!

Alexandre Carvalho
[email protected]


Alexandre Carvalho