Versão para impressão

07/05/2010
Dieta simplificada para diabéticos

Noticias

Nutrição & Diabetes
29/4/2010 - Walter Minicucci

Introdução:

A dieta para pessoas com diabetes mudou muito, desde quando propunha uma dieta rígida, sem arroz, pão e macarrão, até os dias de hoje.

Aqui está, em poucas palavras, o que deve ser seguido pela pessoa que tem diabetes e é obeso.

Tente reler as instruções ocasionalmente.

Excesso de peso e diabetes

Existem várias causas de diabetes, a mais comum é a da herança associada à obesidade.

O pâncreas produz insulina, e ela age nas células do organismo metabolizando o açúcar e produzindo energia; assim, por exemplo, os músculos podem obter energia e trabalhar.

Em pessoas magras só uma pequena quantidade de insulina é necessária para manter os níveis de açúcar (glicose) no sangue em valores normais. Se a pessoa ganha peso, a quantidade de insulina necessária para manter o metabolismo aumenta, forçando o pâncreas a trabalhar muito mais. Mesmo pequenos excessos de peso localizados, principalmente na barriga, aumentam a resistência a insulinas e piora o controle do diabetes.

Quando o nível de açúcar no organismo é alto, isto pode causar problemas de olhos, rins, circulatórios, ataques cardíacos, e várias outras alterações.

Portanto, até pequenas perdas de pesos, melhoram muito o controle do diabetes, e podem resultar em diminuição das doses de insulinas ou comprimidos ingeridos para o seu tratamento.

O risco que o indivíduo obeso corre, portanto, é de cansar o pâncreas por este excesso de trabalho, levando-o à exaustão e, conseqüente perda da capacidade de produzir insulina, com o aumento do nível de glicose no organismo, aparecendo o diabetes.

Com a normalização do peso, o pâncreas pode trabalhar menos e melhor, pois o organismo precisa de menor quantidade de insulina. Se o pâncreas não estiver muito lesado ele pode recuperar-se parcial ou totalmente, com o desaparecimento ou melhora do diabetes.

Esta dieta irá ajudá-lo a normalizar o seu peso e com isto normalizar também o nível de açúcar (glicose) e de gorduras (colesterol e triglicérides) no seu sangue.
A dieta fácil, agradável e sem segredo

A dieta para diabetes é normal sob muitos aspectos: ela permite comer carne, pão, cereais, todas as frutas, todos os vegetais, verduras e também leite em pequenas quantidades. Produtos dietéticos são permitidos, porém nenhum deles é necessário.

Somente comidas ricas em açúcar e gorduras são reduzidas substancialmente. É uma dieta que se segue em qualquer lugar e é de fácil preparação. Pode ser saborosa e não é complicada.

Como é a dieta

GORDURAS - Coma menos.

Existem as gorduras animais (como leite, carnes e ovos) e as vegetais. A gordura animal é chamada saturada e esta é a que você deve evitar mais. A gordura vegetal é a chamada insaturada. Todas as gorduras saturadas ou insaturadas têm muitas calorias e engordam bastante.

PORTANTO:

* Reduza a quantidade de gorduras que você costuma comer.

* Tente abolir ou reduzir ao máximo os seguintes alimentos: carnes gordas, frituras, manteiga, cremes vegetais, creme de amendoim, cremes, chantilly, ovos, queijos fortes e picantes e óleos de salada.
* Dê preferência às carnes magras como peixe ou frango; quando for comer outras carnes, retire toda a gordura e deixe de lado.
* Leite - pode ser tomado (se desnatado ou semidesnatado) até 2 copos médios ao dia; mais do que isso é desnecessário e poderá engordá-lo.
* Manteiga - procure evitar. Use cremes vegetais em pequena quantidade quando não puder evitar.
* Quando for fritar algo, use panelas ou então frigideiras tipo TEFAL, com pouco óleo e sempre do tipo vegetal (soja, milho ou arroz) ou azeite.
* Nas saladas use pouco óleo tipo vegetal ou azeite e não use maionese; limão ou vinagre podem ser usados a vontade.

AÇÚCAR (Ou Hidratos de Carbono).

Existem vários tipos. O que você não pode usar é o açúcar de mesa, ou tudo que seja adoçado com ele; também não use xarope, mel ou melado. Você pode usar adoçantes e refrigerantes dietéticos se quiser. Os melhores são aspartame.

Refrigerantes, sobremesas feitas com açúcar, frutas em conserva não devem ser usadas.

CEREAIS E MASSAS

Não há necessidade de comer pão de glúten ou centeio, mesmo porque apesar de serem menos ricos em hidratos de carbono, têm aproximadamente a mesma quantidade de calorias que os outros tipos de pães.

Portanto, os alimentos como cereais, batatas, arroz, milho, macarrão e feijão podem ser consumidos em quantidades moderadas. Mas se forem consumidos em grande quantidade, resultam em ganho de peso. Assim, não consuma mais que 1 pãozinho ou 2 fatias de pão por dia e nunca nas principais refeições.

Outros

Frutas podem se usadas como sobremesa; consuma no máximo 4 frutas, ou 2 frutas e 2 copos pequenos de sucos de frutas por dia.

Sorvetes são ricos em calorias, açúcar e gorduras; coma o menos possível e prefira os de frutas e Diet (sem açúcar).

Comidas e bebidas que contêm açúcar e gorduras são geralmente ricas em calorias e devem ser evitadas.

Álcool é permitido dede que em pequena quantidade. Existem bebidas ricas em calorias como a cerveja, que devem ser evitadas ou consumidas em pequenas quantidades.
Comidas que você pode comer a vontade

Cenoura, pepino, pimentão vermelho, tomate, cebola, brócolis, feijão verde, alface, espinafre e outras verduras de folha ou talo (como por exemplo couve-flor e repolho), talos de erva doce, de salsão ou de aipo, pickles.
Outras recomendações

Exercícios também devem ser feitos, pois isso lhe ajudará a perder peso e diminuirá as taxas de açúcar no sangue.

Ande pelo menos ½ hora por dia ou faça exercícios como limpar a casa ou jogar tênis 30 minutos por dia, suba escadas sempre que possível evitando usar elevadores ou escada rolante.

Estas são as recomendações gerais para que se perda peso, fazendo uma dieta saudável e próxima do normal.

Fonte : http://www.walterminicucci.com.br