Versão para impressão

01/09/2010
Medidores de glicose

Noticias

Saiba mais a respeito
28/8/2010 - Farmácia Doce Vida

O medidor de glicose é uma ferramenta básica que você precisa para fazer o automonitoramento da glicose no sangue. Este pequeno dispositivo eletrônico tem um tamanho que cabe na palma de sua mão. A maioria dos medidores de glicose atualmente utilizam baterias de litium modelo CR2032, eles vêm com estojos para você carregar-los e também guardar os outros acessórios que você precisará para verificar o açúcar em seu sangue, como especificados abaixo:

* Lancetas - agulhas usadas para perfuração da ponta do dedo;
* Lancetador - também conhecido como caneta lancetadora, acessório usado junto com a lanceta para obtenção da amostra de sangue na ponta do dedo;
* Tiras reagentes – essencial para a realização dos testes, pois são elas que reagem com a gota de sangue. As tiras ou fitas para exame não podem ser trocadas, para cada modelo/marca de medidor existe uma tira específica.

Os medidores de glicose produzem um número que indica o nível de glicose no seu sangue e a maioria deles opera em um dos dois princípios abaixo:

* Fotômetros de refletância – disparam um pequeno raio de luz na amostra de sangue e mede as alterações na luz que é refletida. Como exemplo de medidores comercializados no Brasil podemos citar o Accu-Chek Active (Roche) e o Accutrend Plus (Roche), este último além de medir glicose, também faz a medição de mais 3 parâmetros bioquímicos (colesterol, triglicerídeos e lactato) utilizando para cada teste a tira especifica.

* Sensores eletroquímicos – medem a corrente elétrica produzida pela glicose na amostra de sangue. Estes são a maioria dos medidores de glicose encontrados no Brasil. Abaixo encontramos os principais medidores listados em ordem alfabética por fabricante:

Abbott: Optium Xceed e Optium Mini

Bayer: Breeze 2 e Contour TS

Johnson & Johnson: One Touch Ultra, One Touch Ultra 2 e One Touch Ultra Mini

Roche: Accu-Chek Performa e Accu-Chek Performa Nano

Mônica A. Lenzi - Farmacêutica – Educadora em Diabetes
Fonte : Farmácia Doce Vida - http://www.farmaciadiabetes.com.br