Versão para impressão

12/01/2011
Controle da glicemia

Noticias

Importante !
9/1/2011 - Centro de Diabetes do Hospital Sírio Libanês

Não faz muito tempo que os sintomas eram a única maneira com que o paciente com diabetes dispunha para saber como estava sua glicemia. Assim, quando apresentava muita sede e urinava muito, o paciente inferia que sua glicemia estava alta, e, por outro lado, quando apresentava sintomas de tremores e sudorese, inferia que ela estava baixa. No entanto, alguns sintomas eram comuns aos dois extremos, como por exemplo a fraqueza, e o paciente não sabia o que estava ocorrendo com sua glicemia.

Por este motivo, com o objetivo de auxiliar o tratamento do diabetes, foi idealizado o conceito de automonitorização (ou automonitoração) da glicemia. Inicialmente, era realizada de maneira bastante imprecisa, por meio de estimativa da glicose e cetona na urina.

Hoje em dia, estão disponíveis diversos aparelhos e fitas reagentes para a monitorização da glicemia capilar (ponta de dedo), popularmente conhecido como Dextro, mais precisos e mais rápidos.

Por que devo saber o valor da minha glicemia?

Existem várias respostas para esta questão:

* Como escrito no primeiro parágrafo, os sintomas nem sempre são confiáveis. O valor preciso pode fornecer uma informação melhor, e assim, o paciente pode agir de forma coerente de acordo com a informação recebida.

* A automonitorização tem um papel educativo. Assim, o paciente pode, por exemplo, saber quais alimentos tem maior ou menor impacto na subida de sua glicemia.

* A automonitorização tem também o papel de ajudar o médico a optar pelo melhor tratamento, de maneira personificada. Assim, existem medicamentos e insulinas que agem de maneira maior na glicemia que se altera no jejum e antes das refeições, e outros que agem de forma mais expressivas para aquelas glicemias que se alteram mais após as refeições.

* Por fim, para os pacientes que usam insulina, a automonitorização tem o papel de determinar a dose de insulina que o paciente irá utilizar, sendo uma arma importante para correção imediata de valores alterados.

Quando devo realizar a automonitorização?

As medidas de glicemia capilar não devem ser feitas de maneira aleatória. Elas têm o objetivo de ser informativas. Devem responder a uma determinada dúvida e mostrar como está o controle da pessoa no dia a dia.

Os horários usuais utilizados para a automonitorização são: jejum, antes das refeições, 2 horas após as refeições, ao dormir, de madrugada e na suspeita de hipoglicemia. Em gestantes, pode-se alterar o intervalo da pós-refeição para 1 hora.

De uma maneira geral, a automonitorização pode ser realizada das seguintes formas:

* Para pacientes em tratamento dietético ou com hipoglicemiantes orais - uma vez por semana realizar a aferição em todos os horários (pré- refeição, 2 horas pós-refeição e jejum do dia seguinte - não há necessidade de aferição da madrugada). Eventualmente, em pacientes com bom controle e estáveis, pode ser realizado quinzenalmente.

* Para pacientes em uso de insulina ao deitar - em jejum diariamente, até que o ajuste de dose esteja adequado, isto é, até que sua glicemia de jejum esteja no valor desejado. Acrescentar semanalmente o "mapa completo da glicemia" (pré e pós-refeição, ao dormir, madrugada e jejum do dia seguinte).

* Para pacientes em insulinação plena (basal/ bôlus - veja em insulinas) - realizar diariamente as aferições pré refeição, para ajuste de dose de insulina, e semanalmente o "mapa completo da glicemia".

* Na suspeita de hipoglicemia - sempre, independente do horário, deve-se conferir como está o valor da glicemia e, estando baixo, realizar as medidas necessárias

Assim, é importante discutir com seu médico qual o melhor horário e qual a frequência necessária desta arma terapêutica.

Dra. Sharon Nina Admoni

Fonte : Centro de Diabetes do Hospital Sírio Libanê