Versão para impressão

02/03/2011
Diabetes: Teste de urina caseiro

Noticias

Diagnóstico
28/2/2011 - Portal Diabetes

Abordagem pode ser usada para diferenciar o diabetes tipo 1 do diabetes tipo 2 e raras formas genéticas da doença

Um simples teste de urina caseiro pode medir se pacientes com diabetes tipos 1 e 2 estão produzindo sua própria insulina. O exame, desenvolvido pela equipe da Universidade de Exeter, no Reino Unido, substitui vários exames de sangue no hospital, pode ser enviado por correio e é estável por até três dias em temperatura ambiente.

Os pesquisadores acreditam que a menor quantidade de exames de sangue será uma vantagem especial para as crianças.

O teste de urina mede se os pacientes ainda estão produzindo sua própria insulina, mesmo que tomem injeções de insulina. Pesquisadores demonstraram que o teste pode ser usado para diferenciar o diabetes tipo 1 do diabetes tipo 2 e raras formas genéticas do diabetes.

De acordo com os cientistas, fazer o diagnóstico correto pode resultar em alterações importantes no tratamento e na suspensão de insulina em alguns casos.

A equipe de pesquisa, liderada por Rachel Besser, realizou o teste com mais de 300 pacientes, para comprovar sua eficácia.

"O exame de urina oferece uma alternativa prática para testes de sangue. Como o teste de urina pode ser feito na própria casa dos pacientes, esperamos que ele seja realizado até mais facilmente, e mais pacientes possam ser diagnosticados corretamente e recebam o tratamento correto", observou Besser.

Fonte : Fonte: Isaude.net