Versão para impressão

04/11/2011
Diabete Tipo 1 .

Quais os exercícios físicos desaconselhados ?

Todos os tipos de atividade física, incluindo atividades de lazer, esportes de recreação, performance de competição profissional, podem ser executados por pessoas com diabete melito do tipo 1 (DM 1), pois os benefícios dos exercícios atuam nos fatores de risco para doença vascular, anormalidades do colesterol, hipertensão arterial, obesidade e melhora da performance cardíaca.Além disso, esses aspectos promovem melhora na qualidade de vida e contribuem para a disciplina dos jovens.

Mesmo com a possibilidade de realização de todos os esportes pelo indivíduo com DM 1, alguns são pouco estimulados por diversos fatores, como:  

- Por provocar redução de atenção, a hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue) pode colocar em risco a segurança nos esportes que envolvem pilotar carro, motocicleta ou avião.  

- Pela dificuldade de correção da hipoglicemia em esportes, como mergulho, pára-quedismo, escaladas. No alpinismo, acima de 2.500 m, os sintomas de hipoglicemia podem não ser tão evidentes; neste caso pensar em hipoglicemia diante de fadiga, dor de cabeça, vertigem ou irritabilidade. Devemos salientar que acima de 1.500 metros, os glicosímetros perdem em precisão.Para a prática desses esportes é necessário um excelente autoconhecimento por meio da automonitorização.


Portal do coração