Versão para impressão

16/03/2012
Ingestão regular de arroz branco aumenta risco de diabetes tipo 2.

Resultados sugerem que a adição de uma porção de arroz na refeição eleva a chance de desenvolver a doença em 10%

A ingestão regular de arroz branco aumenta significativamente o risco de diabetes tipo 2. É o que sugere um estudo realizado na Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos.

A pesquisa, publicada no bmj.com, revelou que a adição de uma porção de arroz na refeição eleva o risco da doença em 10%.

Arroz branco é o tipo predominante do alimento consumido no mundo inteiro e tem alto índice glicêmico. Dietas com alto índice glicêmico estão associadas com um risco maior de diabetes tipo 2.

Para a pesquisa, os autores analisaram os resultados de quatro estudos. Dois em países asiáticos (China e Japão) e dois em países ocidentais (EUA e Austrália). Todos os participantes não tinham diabetes no início do estudo.

A quantidade média de arroz consumido varia muito entre os países ocidentais e asiáticos, com a população chinesa consumindo uma média de quatro porções por dia, enquanto aqueles no mundo ocidental comem menos do que cinco porções por semana.

Os pesquisadores descobriram uma tendência significativa em ambos os países asiáticos e ocidentais com uma associação mais forte entre as mulheres do que nos homens.

Os resultados mostraram que o risco de diabetes do tipo 2 é aumentado em 10% de acordo com cada porção de arroz branco (de 158g) adicionada à refeição.

O arroz branco tem um menor teor de nutrientes do que o arroz integral incluindo magnésio, fibras e vitaminas, alguns dos quais estão associados com um menor risco de diabetes do tipo 2. O relatório sugere que um alto consumo de arroz branco pode conduzir a um risco aumentado da doença devido à baixa ingestão destes nutrientes.

Os autores concluem que a ingestão regular de arroz branco está associada a um risco significativamente maior de diabetes tipo 2. "Isso se aplica a ambas as culturas asiáticas e ocidentais, embora, podemos pensar que os países asiáticos estão em maior risco", afirmam os pesquisadores.

A equipe recomenda o consumo de grãos integrais no lugar de carboidratos refinados como arroz branco, a fim de ajudar a desacelerar a epidemia global de diabetes.

Para ler esta pesquisa na íntegra (em inglês), clique aqui clique aqui.


Isaude.net