Versão para impressão

16/04/2012
Protozoário da doença de Chagas pode desenvolver proteção ao diabetes tipo 1.

Pesquisadores estão tentando identificar moléculas produzidas pelo Trypanosoma cruzi com potencial para prevenir doença

Uma pesquisa conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta uma nova alternativa para a prevenção do diabetes tipo 1. Testes em camundongos mostraram que o Trypanosoma cruzi, protozoário da doença de Chagas, parece ser capaz de induzir à proteção total contra o desenvolvimento do diabetes tipo 1.

Para aperfeiçoar os resultados significativos do estudo até agora, pesquisadores estão tentando identificar quais são as moléculas produzidas pelo Trypanosoma cruzi com potencial para prevenir o surgimento do diabetes. O objetivo é que elas se tornem a base para a produção de um medicamento para a prevenção da doença. Até o momento, foi observado que o Trypanosoma cruzi produz alguma substância que induz o aumento da expressão de uma molécula denominada PD-L1. Ela é capaz de desligar a célula (linfócito) que desencadeia o diabetes tipo 1, responsável pela resposta imune contra as células do pâncreas.

A expectativa do pesquisadores é chegar até a fabricação de um medicamento para prevenção da doença. "É um campo de pesquisa absolutamente novo. A vantagem da nossa proposta é que seria um medicamento biológico, de baixa toxicidade e que poderia ser usado por muito tempo" , disse o coordenador do estudo, o professor José Mengel.

" O medicamento poderia ser usado para prevenir o surgimento da doença ainda na fase de pré-diabetes, quando há a chance de reverter seu desenvolvimento. Especialmente, nos casos de crianças que já tenham histórico familiar de diabetes tipo 1 ou para prevenir a ocorrência da doença em pessoas que acabaram de fazer transplante autólogo de medula óssea" , conclui.


ISaúde.net