Versão para impressão

03/05/2012
Lei de Murphy

Lei de Murphy é um adágio popular da cultura ocidental que afirma: "Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará" ou
"Se há mais de uma maneira de se executar uma tarefa ou trabalho e se uma dessas maneiras resultar em catástrofe ou em consequências indesejáveis, certamente essa será a maneira escolhida por alguém para executá-la".
"Se algo pode dar errado, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo a causar o maior estrago possível"
O criador dessa realidade foi o capitão da Força Aérea americana, Edward Murphy, também a primeira vítima conhecida de sua própria lei. Ele era um dos engenheiros envolvidos nos testes sobre os efeitos da desaceleração rápida em piloto de aeronaves, o teste de tolerância à gravidade por seres humanos.
Ele deveria apresentar os resultados do teste; contudo, os sensores que deveriam registrá-lo falharam exatamente na hora, porque o técnico havia instalado os sensores da forma errada. Frustrado, Murphy disse "Se este cara tem algum modo de cometer um erro, ele o fará". Daí, foi desenvolvida a assertiva: "Se existe mais de uma maneira de uma tarefa ser executada e alguma dessas maneiras resultar num desastre, certamente será a maneira escolhida por alguém para executá-la". Graças ao bom Deus, mais tarde, o teste obteve sucesso.
As principais constatações de Murphy foram:
* Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone.
* A informação mais necessária é sempre a menos disponível.
* O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas e quem conhece Murphy não faz nada.
* A fila do lado sempre anda mais rápido.
* Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa.
* Se a experiência funcionou na primeira tentativa, tem algo errado.
* Você sempre acha algo no último lugar que procura.
* Toda partícula que voa sempre encontra um olho.
* Se está escrito "tamanho único" é porque não serve em ninguém.
* Não é possível sanar um defeito antes das 17 e 30h da sexta-feira. O defeito será facilmente sanavel as 9 e 01h da segunda-feira.
* A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.
Estas frases refletem a realidade de nosso dia a dia.
Mas o que poucos sabem é que Murphy também se inspirou nos cientistas abaixo. Atentem para os autores. São importantes pensadores latinos, japoneses, indianos, etc.

"Quando você estiver com apenas uma mão livre para abrir a porta, a chave estará no bolso oposto." (Lei da assimetria de Mife Raram)

"Quando tuas mãos estiverem sujas de graxa, vai começar a te coçar, no mínimo, o nariz." (Lei da mecânica de Sujaru Kara)
"O seguro cobre tudo, menos o que aconteceu." (Lei de Nonti Pagam)

"Não importa por qual lado seja aberta a caixa de um medicamento. A bula sempre vai atrapalhar." (Princípio Dó# Ré# Médio)
"Quando você acha que as coisas parecem melhorar é porque algo lhe passou desapercebido." (Primeiro teorema de Tamus Ferradus)

"Os problemas não se criam, nem se resolvem, transformam-se."
(Lei da persistência de Waiterc Pastar)

"Sempre que as coisas nos parecerem muito fáceis é porque não entendemos todas as instruções." (Princípio de A. Troppe Lado)

"Se você mantém a calma quando todos perdem a cabeça, certamente é porque você não captou a gravidade do problema." (Axioma de O.Tapadu)

"Você só vai conseguir chegar ao telefone exatamente a tempo de ouvir quando desligam." (Princípio de Des Ling A. Bell)

"Se só existirem dois programas de TV, que valham a pena assistir, ambos passarão no mesmo horário." (Lei de Putz)
"A probabilidade de se sujar comendo é diretamente proporcional à necessidade de estar limpo" (Axioma de Ki Droga)

"A velocidade do vento é diretamente proporcional ao preço do penteado." (Lei Meteorológica de Assus T.A. Dora)

"Sempre que você chegar pontualmente a um encontro, não haverá ninguém lá para comprovar. E se, ao contrário, você se atrasar, todo mundo vai ter chegado antes de você." (Princípio de Tardelli de Mora)

"O mundo é feito pelo esforço dos inteligentes, mas são os imbecis que o desfrutam." (Corolário de Nuinkane Kurta)

"Quando, depois de anos sem usar, você decide arquivar alguma coisa... vai precisar dela amanhã." (Lei irreversível de Kitonto Kifostes)
"Você passa anos eliminando gases silenciosos e inodoros, sozinho, em ambientes livres e de ar puro. Mas quando você precisar deixar escapar uma pequena e inocente flatulência pueril num ambiente público,ela soará como um constrangedor toque de trombeta e terá odor incompatível com sua própria tolerância respiratória."(Axioma da ventilação de Bloke Arisbest)
__._,_.___


web