Versão para impressão

08/05/2012
Veteranos da Emed

No último sábado, 05.05.12, num almoço realizado no Buffet Ortega, na Nova Caieiras, reuniram-se para um reencontro, antigos funcionários da  extinta  Emed Serv.Medicos Hospitalares .
Logicamente nem todos estiveram presentes.Mas um grupo de mais ou menos 150 pessoas,incluindo médicos , dois ex- diretores (Walter Ferraresi e Irineu Spiandorello) e a primeira funcionária da firma (Maria Ap.Tomazetto),compareceram ao evento.
Claro que estive lá.Não poderia deixar de participar do momento.Afinal,depois de quase 35 anos na empresa, eu deveria ser a primeira a marcar novamente meu cartão de ponto.
A iniciativa partiu do Dr.Roberto Pilli, também integrante da equipe médica do Hospital por mais de 30 anos.
Confesso que não imaginei que o dia fosse tão marcante.E foi. Mais do que um reencontro de pessoas que trabalharam juntas, aquilo foi um reencontro de sentimentos bonitos e doces.Emoção existiu em várias situações.Lágrimas rolaram quando funcionários marcantes como Noêmia Menegatti (Responsável pela Cozinha) e Dona Maria Rita Gouveia (responsável pela Lavanderia e Costura) adentraram ao salão.Abraços, palavras de carinho, recordações, risos, descontração, tudo aconteceu.O primeiro impacto foi tão emocionante que ninguém pensou muito na comida servida. Todos queriam tirar fotos,trocar palavras, saber de acontecimentos, recordar passagens e memorizar dias vividos dentro da empresa.O que mais observei e ouvi, foram palavras de carinho, de saudades e principalmente de gratidão.
Todos foram unânimes ao concluir que a Emed, foi mais que uma empresa.Ela foi a mãe adotiva de todos nós.
Compartilhamos dentro daquele Hospital, por anos a fio,tudo que se pode imaginar.Situações, de sucessos, de fracassos,de dificuldades e de tensão. Vivenciamos momentos nobres,bonitos, humanos e outros até hilários.Ofertamos nossa dedicação,nosso trabalho e nossos esforços como um filho bom faz a seus pais.Erramos muitas vezes, acertamos outras tantas e em várias situações nos deparamos com confrontos e hostilidades normais no ambiente profissional.Em contra partida, tivemos imposições, regras,rotinas e normas que  nem sempre agradaram, mas que foram necessárias.Colaboramos, reclamamos e nos negamos em muitas ocasiões a aceitar posicionamentos.
No entanto, no reencontro deste sábado ,”renascemos das cinzas”.
Não existiam mais, diferenças incomodando,nem arestas a serem podadas.Não existiam  mais  ressentimentos infantis ou antipatias ridículas .
Havia só alegria, sentimento de carinho e de agradecimento.Todos sabiam e reconheciam agora o valor da empresa que a todos transformou.Todos tinham a convicção de que o rumo de suas vidas,tiveram como base o trabalho, o emprego  e principalmente  o apoio recebido com a mãe EMED.
O próprio Dr.Roberto Hamamoto (atual Prefeito de Caieiras), em discurso simples e improvisado reconheceu e agradeceu pela oportunidade  recebida  como  médico do Hospital.
Creio porém que a Emed Serv.Médicos Hospitalares foi  além .Não se restringiu a apoiar única e exclusivamente seus colaboradores. Ela foi importante também para a cidade de Caieiras, para a população local e da região.Implantou serviços que não existiam.Atendeu a população de todas as classes sociais.Ofereceu empregos,contratou mão de obra e promoveu crescimento comercial a uma cidade que há 40 anos atrás pouco possuía.Divulgou o nome da cidade.Abraçou ideal de crescimento e evolução. Foi de utilidade pública.
Portanto, não somos  apenas nós funcionários e médicos os únicos a agradecerem.A cidade também é grata, reconhece, aplaudiu e agora tristemente chora de saudades dos tempos em que a amizade,o respeito à dor humana estavam acima de qualquer coisa.
Caieiras também é grata ,mesmo que em silêncio ,ao grupo de diretores que um dia chegou  na cidade e como pioneiros construíram o Hospital Regional de Caieiras.
E nós antigos  funcionários,seremos sempre os filhos da inesquecível  Emed. 


Fátima Chiati