Versão para impressão

13/08/2012
Para dormir melhor ....

Conheça alguns alimentos que devem ser ingeridos à noite !

Chega a noite e, apesar do cansaço acumulado, você não consegue pregar os olhos? Muitos são os fatores que podem levar uma pessoa a ter insônia ou dormir mal. A alimentação é um deles.

Segundo a nutricionista funcional Daniela Jobst, alimentos muito pesados ou gordurosos ingeridos próximo ao horário de dormir são um dos maiores inimigos de uma boa noite de sono. “É bom evitar carne vermelha, gordura, coisas com creme ou muito queijo. Senão, o corpo gastará energia para fazer a digestão e não para garantir o sono”, explica. Portanto, a pizza cheia de queijo no jantar deve se restringir a poucas ocasiões se o objetivo for dormir melhor.

Outros alimentos que devem ser evitados são os estimulantes que contêm cafeína, como chá mate, chá verde, café, refrigerantes, chocolates, castanhas, nozes e amendoim, informa a nutricionista Priscila Rosa, da Equilibrium Consultoria, em São Paulo.

Alimentos ricos no aminoácido triptofano, como leite, queijo magro e iogurtes, são opções que ajudam a relaxar e ter um sono mais tranquilo. “O ideal é consumir uma porção 30 minutos antes de deitar”, indica Rosa. “Este nutriente também pode ser encontrado na alface e na banana, podendo fazer parte do jantar, por exemplo”, continua ela.

Segundo Daniela Jobst, a banana é a melhor fonte de triptofano e o indicado é comer uma unidade aquecida no micro-ondas coberta com canela, à noite, para ajudar a dormir melhor. Ainda de acordo com ela, alimentos fonte de magnésio trabalham o relaxamento muscular e ajudam o corpo a deixar de lado as tensões do dia para se ter um bom sono. Entre eles estão o grão-de-bico, a soja e a couve. Todos devem ser ingeridos no jantar para se ter efeito ao longo da noite.

Priscila Rosa aconselha tomar uma xícara de chá com folhas de alface ou um copo de leite com uma colher de café de canela em pó antes de deitar. “A canela é um dosador insulínico e, com isso, evita que a taxa de açúcar do sangue se eleve”, explica.


UOL.