Versão para impressão

14/08/2012
O Colégio Walter Weiszflog

Até o ano de 1968, os  cursos ginasial e colegial aconteciam à noite, no Grupo Escolar Otto Weiszflog e na escola velha,  em frente ao antigo armazém da Cia. Melhoramentos.
Mas em 1.969 a construção, do Colégio Estadual Walter Weiszflog, na Avenida dos Estudantes, mudou rumos de todos os jovens da época.
Aquele prédio novo, suntuoso e moderno fez brilhar nossos olhos ávidos de sonhos e conquistas. Tudo  nele nos estimulava, desde  escadaria que levava ao pátio principal. Convidativa, imponente e ao mesmo tempo assustadora, nos revelava  um universo totalmente desconhecido.
O pátio imenso, acomodava  os bancos, sanitários, vestiários com  lavatórios   azulejados, cantina e acesso ao subsolo e  quadra de esportes. Aos fundos do prédio, eucaliptos, pinheiros e árvores completavam a beleza do estabelecimento.
Do pátio principal,  com um  lance de mais  ou menos  cinco degraus atingia-se um patamar largo e plano onde, em dias festivos e comemorativos, se posicionavam as autoridades, os professores e a Diretoria da escola. Mais adiante,  a Biblioteca  e numa das laterais, um corredor delimitando  o espaço   acomodava a sala do diretor, a  sala dos professores, copa, e outras dependências de uso exclusivo do corpo docente. Com mais dois  lances de escada, situados nas  duas extremidades deste corredor, se chegava ao andar superior onde estavam as salas de aula, o anfiteatro, e o laboratório. Tudo novo, bonito, bem projetado, cercado de jardins, plantas, gramas, assoalho  nas salas, carteiras novas   em madeira e uma lousa  verde ocupando toda extensão da parede frontal. Contamos minutos para o início do ano letivo.
O primeiro dia de aula não deixou de ser histórico.  Relações com nomes de todos os alunos e suas respectivas turmas foram fixadas nas paredes do pátio. Em seguida fomos colocados  em filas separadas por classes (2ª A, 2ªB, 3ª A, 3ª B, etc...) onde fomos   chamados,  um a um, para ocuparmos nossos lugares no pavimento superior. Dia após dia, conhecíamos os nossos mestres magníficos: Maria Antonia Granville de Português, Rita de Literatura, Hugo de Francês, Cleide e Paulão de Inglês, Zilton Bicudo de Matemática, Sonia de Geografia, Antonio Maia Massaia ( o Tatão) de Gramática, Carlos ( o moranguinho) de Biologia, Wellington de Química, Otair de Física, Jesuino Leite  de História ( depois Diretor) e outros mais  como: Tomiê Sato, Inailda Bicudo, Ioê, Conceição, Celina, Vani.
Também  importantes, foram os funcionários administrativos: Sr. Geraldo, com o apito de “cordinha”, dando bronca pelo pátio, exigindo bom comportamento,  Enedina Pavan e  Lilda Guilharducci, secretárias   que, com a mesma paciência  das mães nos davam  assistência e orientações, o  “Dú”, servente  faz de tudo, com  sua casa bonitinha do lado esquerdo , em   frente ao segundo anexo da escola. Foram pessoas singulares, especiais  e extremamente valiosas em nossa formação escolar.
Neste  ambiente de   instrução, diversão e amizade,  criamos  vínculos tão fortes que, até hoje me fazem lembrar   de amigos  tão   queridos como: Lia de Cassia Silveira, Magali Fonseca, Ana Luiza Simonetto, Iliana Flores Dias, Rosangela Cristina Faltus,  Helena Rizardi, Nelia Paula Barsotti, Magda Vania Crema, Esther Selmer Sueli Teixeira, Roseli Gaspar, Márcia Dártora, Isaurinha  Berti, Isaura Claudia Silveira, Regina Borsi, , as Fatimas ( Rosolen, Teixeira e Bento), Leila Concheta Cyriaco,  Miriam Beltrame,  Maria do Carmo Rodrigues, Vanda Mendes, Sonia Torres , Sonia Lopes, Marina Sato, Nivaldo Paulon, Gilberto Pilon, Carlos Canner, Sérgio Siqueira , os irmãos Marco Aurélio e Marco Antonio Pinheiro Lima, Norberto Araujo e o irmão Eduardo,  Alfredo Pacheco, Reinaldo Bin Toigo, José Luiz de Abreu, Luiz Carlos( o Zamba),  Manfred Mayer, Saulo Jarussi, Ronaldo Vinci, Luiz Antonio de Paula Nunes, e muitos, muitos mais.
Como esquecer? Permanecem em minha memória como se o tempo não tivesse passado e como se a vida e acontecimentos não tivessem nos afastado ou nos tirado  daquele local,  marcado por estudantes bons, contestadores, irreverentes e  únicos .
Conforto-me apenas, imaginando  que,  em algum lugar,   eles  também estejam  a recordar, dos amigos, dos ensinamentos, da disciplina, das regras  e da rigidez que traçaram de alguma forma destinos e vidas, numa época  tão  idílica.
O Colégio Walter Weiszflog, infelizmente, não é o mesmo. Já não possui a mesma imponência e nem  a suntuosidade das décadas de 60 e 70. Apenas, resiste   e  permanece, apesar de     maltratado, pelo tempo, pela sociedade indiferente e pelo   esgotamento  de suas principais  ideologias de outrora.
A nós  remanescentes daquela turma de 1.969, predomina ,  é claro,   a saudade carregada de   gratidão eterna , pelo acolhimento e  por tudo que se aprendeu e vivenciou num  colégio que, só  nos ofereceu    as melhores lições da vida.
                                         
                                                    FATIMA CHIATI

 

Comentários:

Fátima Parabéns, você consegue me fazer voltar no tempo, não consegui parar
de ler, e cada linha me transportava para aquele tempo, onde não tínhamos
problemas, e o nosso deslumbramento da vida era único. Adoro seus artigos um
beijão. Iracema Torres

 

---------------------------------

Fátima, Que delícia ... Como é bom recordar esses detalhes daquela época. Mais uma vez, PARABÉNS pelo retrato fiel. Bj. Sérgio Siqueira

------------------------------------


Fátima Chiati