Versão para impressão

29/05/2013
Separar o lixo pode render descontos na conta de luz

Enfim um projeto interessante que atinge o bolso do cidadão.

Programa Recicle Mais, Pague Menos da AES Eletropaulo dará descontos na conta de luz para quem separar o lixo reciclável.

 

Débora Spitzcovsky, do
inShare2 
Marcos Santos/USP Imagens

Lixeiras plásticas de coleta seletiva: iniciativa convida os cidadãos a separar os recicláveis de papel, plástico, vidro e metal e os levar para postos de coleta da empresa
São Paulo - Medidas adotadas pela presidente Dilma Rousseff deixaram a energia mais barata no Brasil, mas em São Paulo a redução na conta de luz dos consumidores pode ser ainda maior. A AES Eletropaulo - concessionário responsável pela distribuição de energia no Estado - lança, em maio, o programa Recicle Mais, Pague Menos.

A iniciativa convida os cidadãos a separar os recicláveis de papel, plástico, vidro e metal e os levar para postos de coleta da empresa. Em troca, recebem descontos na conta de luz, que equivalem ao preço que os materiais valem no mercado de reciclagem.

Para participar, basta ir a um posto de coleta, com uma conta de luz em mãos, e se cadastrar. O cidadão ganha um cartão personalizado, em que será computado o valor de todo o material reciclável que ele levar ao local. A quantia é, então, descontada da próxima fatura.

Segundo a AES Eletropaulo, não há limite para o desconto. Se o preço dos recicláveis levados pelo cidadão aos postos de coleta superar o valor da sua conta de luz, ele fica com créditos para a fatura do mês seguinte.

Por enquanto, a concessionária instalou um ponto de coleta na comunidade de Vila Guacuri, na zona sul de São Paulo. Outros três postos devem ser criados até o final do ano, sendo um deles na comunidade de Heliópolis. Até 2014, a meta da AES Eletropaulo é ter 10 pontos de coleta espalhados por São Paulo.