Versão para impressão

05/10/2013
O equívoco

Internautas e o alvo equivocado

Internautas tem se manifestado nas redes sociais contra os loteamentos em andamento na Cidade, equivocados erram o alvo. A intenção é  preservar o atual status ambiental, contudo esquecem que a Cia Melhoramentos detém 90% da àrea de Caieiras, depois de vender as unidades fabris, transformou-se em grande imobiliária.

As àreas que no momento estão sendo loteadas ou terraplanadas pouco significam em metros quadrados em relação ao que  vem num futuro bem próximo. A empresa não esconde que pretende se desfazer do seu patrimônio imobiliário, mesmo baixando a qualidade de vida do caieirense, acostumado a respirar ar puro das florestas melhoramentinas.

Numa só tacada o COMCID - Conselho M.da Cidade aprovou 50 milhões de metros quadrados para serem transformados em loteamentos. O conflito entre o desejo da população e o legítimo direito da Cia em vender suas terras está criado, o grande fórum de conciliação que seria o Comcid mostrou-se frágil e repleto de interêsses particulares.

Tão pouco a Câmara Municipal mostrou disposição em debater o assunto, simplesmente votou favoravelmente, talvez por conta da maioria dos vereadores não terem nascido aqui, desconhecem a identidade do melhoramentino,  forjada por mais de um século sob a filosofia da preservação, “ corta-se uma àrvore, planta-se duas” (Irmãos Weisflog). Quanto ao prefeito também é forasteiro e os melhoramentinos  diminuem a cada dia.

Com razão o saudoso Dr.Mario Toledo de Moraes, ex-presidente da Cia Melhoramentos, a mais de trinta anos já dizia da inviabilidade em preservar  o verde caieirense, “ a pressão urbana de s.paulo vai forçar o fim da floresta, as terras ficarão caras demais para o reflorestamento”, sábias e proféticas palavras do velho mestre, que o então jovem economista rebatia com inúmeros argumentos, hoje, dá a mão a palmatória.


Edson Navarro