Versão para impressão

04/08/2014
Democracia envergonhada

Alguém, com alguma lucidez, por gentileza, poderia tentar explicar o quê significa um bando de jovens oriundos de famílias razoavelmente estabilizadas, brincando de guerrilheiros, “fazendo manha” perante o poder público, que sinaliza de forma preocupante uma tendência de simpatia à causa de rebeldes sem causa.

E quando se veem as voltas com uma terrível e aterradora tal de responsabilidade, se  esmancham em lágrimas, criticando a democracia de republiqueta que afirmam campear à solta por essas bandas. Uma experiente advogada se exilando no Uruguai. Não há o que comentar. É um vazio ideológico assombroso. Bom ou ruim, vivemos num Estado Democrático de Direito, às vezes, é bem verdade, nem tão de direito e nem tão democrático, mas sem dúvida muito melhor do que nenhum estado e nenhuma lei.

Adolescentes, que mal falam o português, nutrindo a ideia de afrontar o poder constituído do Estado com meia dúzia de bombas incendiárias e falsamente se vendo vitoriosos em uma campanha que critica o preço do ônibus, a qualidade da telefonia, a copa do mundo, a cor do leite….Autoridade e poder não se afrontam. Questionam-se. Não se abusam de direitos, sob pena de ver envergar sobre os ombros responsabilidades insuportáveis, para as quais nem sempre se está preparado. Cuidado com o que se pede. Pode ser que aconteça.


Fabio Cenachi