Versão para impressão

23/11/2015
Atitudes de autoajuda

Assisti o filme “A 100 passos de um sonho” de Steven Spielberg e Oprah Winfrey e me encantei com o personagem central, sua determinação, seu esforço e sua dedicação na concretização de seus desejos.    O filme foi tão espetacular que me levou a comparações com aquelas corriqueiras frases de autoajuda divulgadas ao quatro cantos da internet.

Algumas destas frases, confesso, até me levam à introspecção, mas, a maioria na minha opinião é simplista demais, popularesca além da conta e porque não dizer.... Comodista ao extremo.  Reconheço, no entanto, tratar-se de uma literatura extremamente sentimental que, mesmo    apelativa e “melosa”, caiu no gosto popular.

Conselhos   do tipo “ Confie, ore e espere”, “Quem espera sempre alcança”, “Tenha fé para tudo conseguir” e outras tantas, inundam os perfis do mundo virtual. Sem falar nos conselhos! Nossa e quantos!  Tudo para satisfazer , nossa imensa fragilidade emocional .

Lógico que aprecio as orações amorosas e pensamentos de autores conceituados. Leio e acredito que sejam não só importantes, como também, terapêuticos e saudáveis. Filosofia inteligente é vital para refinar os sentimentos, aprimorar a alma e enriquecer o coração.

Só não pretendo e nem vou me doutrinar obsessivamente com estas leituras e com esta imposição de positivismo exagerado regido pelas redes sociais. Tenho plena convicção de que, afirmações conformistas, não solucionarão jamais nossos problemas diários. Pelo menos não, isoladamente. Da mesma forma, tenho certeza de que doenças graves não se curam   exclusivamente com a força mental, bom emprego não se encontra unicamente com afirmações de querer, amor e relacionamentos não se lapidam apenas com vibrações telepáticas.

Sou mais adepta ao: ”Pense, afirme, deseje, mas... Corra, não perca tempo, aperte o passo. Seja positivo, mas crie métodos e tenha atitudes”.

Sejamos realistas! As coisas só acontecem pra valer quando nos predispomos a consegui-las e quando não medimos esforços para alcançá-las. Acontecem, quando estamos apaixonados pelos nossos objetivos e quando, movidos por esta paixão, escalamos montanhas, atravessamos desfiladeiros e enfrentamos todos os monstros internos e externos que se contrapõem aos nossos objetivos. Acontecem quando nos engajamos e nos submetemos com humildade a alguns sacrifícios, pois nada é fácil.... Nem mesmo para os que foram abençoados com um mínimo de sorte.

Pensamentos saudáveis, desejos e sonhos bonitos devem sim, instalar-se em nós, afinal amenizam e  acalentam  nosso emocional, tantas vezes, sofredor de ansiedades. Orar, também é um grande lenitivo, restaura nossas forças, refaz nossas estruturas e fortalece nossa alma.  Mas, somente os comportamentos proativos e decisivos é que farão a diferença e realizarão os verdadeiros milagres no nosso cotidiano. Sem eles a vida permanecerá estática e nenhuma filosofia existencialista conseguirá provocar movimento.

Que haja sonhos, idealizações, vontade, fé e propostas positivas, pois sem isto o sentido universal de evolução humana parece perder um pouco do seu valor. Mas, que não nos falte a lucidez suficiente para compreender que   só pensamentos, frases, fé, amuletos e rezas, nada resolvem. O que resolve mesmo é nos apossarmos de algumas das melhores atitudes de autoajuda: Determinação, garra e persistência acima de tudo.

Um sonho pode estar a 100 ou a milhões de  passos distantes de nós, mas como no filme, ele só  se tornará real  se estivermos dispostos a ir  ao seu encontro.


Fátima Chiati