Versão para impressão

20/10/2016
Minha infância no salão de festas do Brasil F.C.

MINHA INFÂNCIA NO SALÃO DE FESTAS DO CLUBE BRASIL F.C

Oh! que saudades que tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais!

...

Casimiro de Abreu (1839-1860)

Está claro e cristalino como a água da fonte na mente de minha infância, o que representou os festejos no Clube Brasil F.C. Lembro do reinado de momo em que ao adentrar ao salão impecavelmente enfeitado tendo nas paredes a maestria do trabalho de Napoleão Cunha, um extraordinário cartunista que desenhava os foliões e suas vestimentas como Arlequim, Pierrot e Colombina. A responsabilidade dos diretores eram bastante severa, pois os bailes noturnos não era permitido de forma alguma aos menores de idade. Ademais era frequentemente a passagem do Juizado de Menores e autoridades, assim nos restava ao som dos conjuntos musicais saltitar no gramado do campo de olho em uma possível namorada.

Ah! As noites de Natal (cantiga inesquecível – Noite Feliz, Noite Feliz...)Esperávamos ansiosamente a vinda do Papai Noel, nosso tempo não havia tantos brinquedos e guloseimas, então nossos olhos brilhavam de expectativas. Depois tínhamos apresentação de nosso teatro capitaneados por Fausto Menuchi e outros.

Não esqueço da abnegação de vários diretores que junto se esforçaram por essa espetacular época, deixo de mencioná-los para não cometer injustiças. ("Quando aprendemos a usar a inteligência e a bondade ou afeto em conjunto, todos os atos humanos passam a ser construtivos." Dalai Lama).

Esta fase nos proporcionou a convivência pacífica, ordeira, responsável e amorosa. Com a vinda de jogadores de outros rincões maiores amizades se difundiram, e assim sob matinês dançantes e inesquecíveis bailes cujos sábados pareciam uma eternidade, muitos namoros e casamentos este Clube se tornou um possível cupido.

O progresso veio, as pessoas mudam – A Cia Melhoramentos alienou seus bens, as gerações obtiveram outros caminhos. Desta forma, restou-nos uma inexaurível saudade.

"O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quando o destino." ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY 

Anizio Menuchi